Curso de teclado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 87 (21625 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]




Índice



ÍNDICE 2


HISTÓRIA DO TECLADO E SINTETIZADOR 3


INICIAÇÃO AO TECLADO 7


ACORDES E SUA SIMBOLOGIA 15


INTERVALOS 16


PARTITURA, FIGURAS OU VALORES 18


DURAÇÃO 23


NOTAS DE MEIO TEMPO 26


LIGADURA 27


PONTO DE AUMENTO E DIMINUIÇÃO 28


SISTEMA DE NOTAÇÃO UNIVERSAL 30


COMPASSOS 32


ANDAMENTO MUSICAL 36


ESTUDOS DASESCALAS 36


FORMAÇÃO DE ACORDES NO TECLADO 39


TOCANDO COM AS DUAS MÃOS 43


ACORDES MAIORES E MENORES 46


ACORDES COM BAIXO EM OUTRA NOTA 52


A IMPORTÂNCIA DO ENCORE NO TECLADO 54


FUNÇÕES DO TECLADO 56


EQUIPAMENTOS PARA TRABALHAR COM O TECLADO 58


DICAS FUNDAMENTAIS PARA SEU APRENDIZADO 59


TABELAS DOS ACORDES MAIS USADOS 62


LIGANDO SEU TECLADO NO COMPUTADOR66


10 PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O tECLADO 67


USANDO SUA TÉCNICA NO TECLADO 69


MÉTODO RÁPIDO E FÁCIL PARA SAIR TOCANDO 71


MÚSICAS CIFRADAS PARA TECLADO 73


CONCLUSÃO 104



História do Teclado e Sintetizador




Antes de começarmos a abordar todos os assuntos referentes ao Teclado, vamos faz uma abordagem introdutória sobre a história dele, para que vocêsamantes, do teclado eletrônico, possam conhecer mais a fundo o instrumento que irá predominar em seus estudos.


O teclado é um dos instrumentos mais utilizados atualmente, por causa da sua grande flexibilidade e diversas finalidades no mundo da música. Com um simples teclado pode-se dispensar o acompanhamento básico de outros componentes de um grupo musical (baterista, guitarrista, contrabaixista,etc.)


O teclado é dividido em 4 tipos: Sintetizadores, Teclados com acompanhamento automático, Workstations, Pianos digitais e Controladores.


Os Sintetizadores são os mais usados atualmente. É um instrumento que possui vários timbres (sons) que na qual podem ser editados (alteração de freqüências, modulação, efeitos, etc.), com isso criando novos timbres (sons).


Os Teclados comacompanhamento automático, São teclados que possuem vários estilos musicais (pop, jazz, rock, balada, samba, bossa nova, dance, e muitos outros), onde pode-se criar e modificar outros estilos, acompanhados por parte rítmica (bateria), baixo, strings, cordas (violão, guitarra), metais (trompete, trombone, etc.), bem como ainda pode-se sintetizar estes timbres (sons).


Os Workstations, são tecladosmais complexos, que envolve síntese de sons e sequenciadores para composição, arranjos de partes musicais ou peças musicais completas, e ainda possuem a capacidade de síntese de timbres (sons).


Os Pianos digitais, São teclados com várias teclas (76,88), que possuem vários timbres de piano, gran piano, piano elétrico, cravo, etc..


Os Controladores são teclados com várias teclas (76,88),na maioria das vezes não possuem timbres, que tem a finalidade de controlar outros instrumentos digitais através de MIDI (comunicação entre instrumentos digitais), controla uma bateria eletrônica, computadores, módulos de som, etc..


Como já dissemos, o tipo de teclado mais usado entre os músicos no momento é o sintetizador. Vamos se basear nele para que você fique por dentro sobre suahistória. Um bom sintetizador pode imitar sons da natureza tais como o canto de pássaros, vento, trovões, etc; imitar todos os instrumentos musicais acústicos e elétricos como os de uma orquestra sinfônica (ou mesma de uma guitarra elétrica) e pode simular sons de helicópteros , carros, ruídos, virtualmente quase qualquer som.


Obviamente o sintetizador definitivamente proporcionou à música um enfoquecriativo muito grande pois muitos músicos e técnicos desenvolveram sons novos até então, além da imaginação. 


Pode-se dizer que 3 pessoas foram responsáveis pela popularidade deste instrumento :



Robert A. Moog - pode-se dizer que foi o inventor do sintetizador . Fundou a Moog Music Inc. no final dos anos 60 , fabricante dos sintetizadores Moog.






Wendy Carlos - foi...
tracking img