Curso bolsa de valores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 234 (58257 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO

BOLSA de VALORES

Bolsas de Valores
Associações civis sem fins lucrativos. Seus principais objetivos são manter local adequado para a realização dos negócios, fazer ampla divulgação das operações efetuadas em seu "pregão".
No Brasil existem 9 Bolsas, das quais apenas a Bovespa - www.bovespa.com.br, em São Paulo, possui pregões regulares e com volumes significativos. A BVRJ -www.bvrj.com.br, no Rio de Janeiro, negocia hoje, apenas com títulos públicos. Em 1997, a Sociedade Operadora do Mercado de Ativos (SOMA) - www.somativos.com.br, começou a atuar no mercado, apenas com o pregão eletrônico, negociando ações não listadas nas Bolsas de Valores. O pregão da Bolsa é um sistema de negociação que pode ser desenvolvido de duas formas:
-viva voz - quando o operador apregoa suaintenção de negociar, especificando o nome da empresa, o tipo de ação e a quantidade e preço de compra ou de venda. No pregão de viva voz são negociadas apenas as ações de maior liquidez;
-meio eletrônico - o fechamento dos negócios é realizado automaticamente pelos computadores da bolsa de valores, sendo as ofertas inseridas por meio de terminais de computador das corretoras ou, através doHomeBroker, disponibilizado pela BOVESPA desde março de 1999, meio pelo qual investidores podem registrar suas ofertas através da Internet.
Os dois tipos de pregão interagem entre si.
Sociedades Corretoras - Instituições financeiras que têm como principal função promover a unificação do mercado, aproximando compradores e vendedores por meio das operações realizadas nas Bolsas de Valores e Mercado deBalcão Organizado (SOMA).
Sociedades Distribuidoras - O funcionamento dessas instituições é autorizado e regulamentado pelo Banco Central. As funções básicas que elas desenvolvem no mercado de ações são: participar do mercado primário, encarregar-se da compra e venda de títulos e valores mobiliários por conta de terceiros, administrar carteiras de valores e custódia de títulos, operar no mercadoaberto e administrar fundos e clubes de investimento.
Bancos de Investimento - O funcionamento dessas instituições é autorizado e regulamentado pelo Banco Central. As funções básicas que elas desenvolvem no mercado de ações são:
I - praticar operações de compra e venda, por conta própria ou de terceiros, de metais preciosos, no mercado físico, e de quaisquer títulos e valores mobiliários, nosmercados financeiros e de capitais;
II - operar em bolsas de mercadorias e de futuros, bem como em mercados de balcão organizados, por conta própria e de terceiros;
III - operar em todas as modalidades de concessão de credito para financiamento de capital fixo e de giro;
IV - participar do processo de emissão, subscrição para revenda e distribuição de títulos e valores mobiliários;
V - operar emcâmbio, mediante autorização específica do Banco Central do Brasil;
VI - coordenar processos de reorganização e reestruturação de sociedades e conglomerados, financeiros ou não, mediante prestação de serviços de consultoria, participação societária e/ou concessão de financiamentos ou empréstimos;
Ações
As ações são títulos de renda variável que representam a menor parcela do capital social de umaempresa. Emitidas por Sociedades Anônimas, as ações dividem-se em:
Ordinárias - Têm direito a voto.
Preferenciais - Têm preferência na distribuição de resultados.

Quanto à forma de emissão, as ações podem ser:
Escriturais - Dispensam a emissão de títulos de propriedade. Circulam e são transferidas mediante extratos dos Bancos Depositários;
Cautelas - São títulos de propriedade unitários oumúltiplos. Na cautela tem-se a identificação do nome da companhia, o nome do proprietário, o tipo de ação, a forma de emissão e os direitos já exercidos. A cautela não caracteriza a propriedade, esta só se define após a averbação no Livro de Registro de Ações Nominativas.

Quanto à forma de negociação:
Ações "Com" (cheias) - são ações que conferem a seu titular o direito aos proventos...
tracking img