Curriculo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2471 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A ORGANIZAÇÃO DO CURRÍCULO POR PROJETOS DE TRABALHO Kátia Aparecida Campos Portes∗ katiaportes@zipmail.com.br

A escolha em abordar esse tema se intercepta com o momento histórico atual, no qual o próprio conceito de educação vem sendo discutido. Nesse contexto, surgem propostas de abordagem menos parcelada do conhecimento, no desejo de uma integração de conteúdos e de ampliação do trabalhoescolar na direção da educação matemática, buscando uma aprendizagem mais significativa. Participar da sociedade hoje, exige dos indivíduos um número muito mais elevado e complexo de capacidades: operar terminais bancários, transitar pelo sistema de transportes, utilizar meios de comunicação como fax, celulares e internet, lidar com um número cada vez maior de pessoas, de diferentes origens sociais eculturais, conhecer as cada vez mais complexas estruturas administrativas da vida social por onde transitam seus direitos e deveres e saber como utilizá-las, são algumas das exigências diárias da vida moderna. “Falar sobre futuro em educação é algo fundamental. Não podemos desempenhar nossa missão de educadores sem estarmos permanentemente atentos ao futuro, pois é nele que se notarão os reflexosde nossa ação”.(D’Ambrósio, 1993, 48). Ainda segundo o autor que acabamos de citar, teríamos necessidade de uma revisão curricular com a introdução de novas disciplinas e novos enfoques visando valores utilitários, cultural, formativo (do raciocínio), sociológico (pela universalidade) e estético. Nessa perspectiva, a reorganização dos sistemas escolares, em sua opinião, deverá visar ainstrumentalização do aluno, a facilitação de sua socialização e dar-lhe conhecimento. Sua proposta implica numa profunda revisão do próprio conceito de currículo e busca um futuro com uma nova educação matemática sem as obsolências que a caracteriza hoje em dia.



Professora do CAIC/ Professora Núbia Pereira Magalhães Gomes. Professora do Instituto Estadual de Educação. Especialista em EducaçãoMatemática pela UFJF.

2 Dewey afirma que a educação é um processo que ocorre ao longo da vida. Não se trata de preparar para uma vida futura, mas de construir o presente. A escola deve propiciar um espaço tão real e vital para o aluno como o de sua casa. Os tempos mudaram, pouco mais de um século se passou e a preocupação da relação entre a escola e a realidade sóciocultural continua ainda cada vezmais atual. A discussão da função social da escola, do significado das experiências escolares para os que dela participam foi e continua a ser um dos assuntos mais polêmicos entre nós educadores. A nossa era é marcada pela globalização e por transformações tecnológicas acentuadas. Essas recentes mudanças têm trazido uma série de reflexões sobre o papel da escola dentro desse novo modelo desociedade. É nesse contexto e dentro dessa polêmica que a discussão sobre a Pedagogia de Projetos, hoje se coloca, percebendo-a como uma determinada concepção e postura pedagógica e não como uma técnica de ensino mais atrativa para os alunos. Reorganizar o currículo por projetos, em vez das tradicionais disciplinas, é a principal proposta do educador espanhol Fernando Hernández. Ele se baseia nas idéiasde John Dewey (1859-1952), filósofo e pedagogo norte-americano que defendia a relação da vida com a sociedade, dos meios com os fins e da teoria com a prática. A Pedagogia de Projetos visa à re-significação desse espaço escolar, transformandoo em um espaço vivo de interações, aberto ao real e às suas múltiplas dimensões. O trabalho com projetos traz uma nova perspectiva para entendermos o processoensinoaprendizagem. Aprender deixa de ser um simples ato de memorização e ensinar não significa mais repassar conteúdos prontos. Nessa postura, todo conhecimento é construído em estreita relação com os contextos em que são utilizados, sendo por isso impossível separar os aspectos cognitivos, emocionais e sociais presentes nesse processo. A formação do aluno é um processo global e complexo, onde...
tracking img