Curriculo como narrativa etnica e racial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1032 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CURRÍCULO COMO NARRATIVA ÉTNICA RACIAL

“O currículo não é um conceito, mas uma construção cultural é lugar, espaço, território, é relação de poder, é trajetória, viagem, percurso, é autobiografia, é texto, discurso, documento, é nossa vida, sendo assim, é no currículo se forja nossa identidade, ele é o nosso documento de identidade. SILVA (1999 contracapas).”

Quando se fala em currículo nocampo educacional, não estamos nos referindo apenas aos conteúdos, aos métodos ou a práxis pedagógica, mas também a história dos sujeitos, autores, ao cotidiano da comunidade e sua relação com a escola que não deve ser considerada como um espaço neutro, nem deve ser um espaço de exclusão, muito pelo contrário, ela deve ser um espaço de produção de conhecimento, de exercício da cidadania, deconstituição, afirmação e produção de identidades.

Ao tratar a etnia e a raça dentro do currículo, percebemos que este é um assunto muito complexo, pois, na educação escolar, trabalhar na perspectiva dessa diversidade cultural significa uma ação pedagógica que vai além do reconhecimento de que os alunos sentados nas cadeiras de uma sala pertencem a um grupo social, é preciso praticar uma pedagogiaque valorize as diferenças, compreender que o primeiro passo a ser dado é defender uma educação questionadora dos conceitos predefinidos, tratando-os como categorias socialmente constituídas no decorrer dos discursos históricos, e ir além de benevolentes declarações de boa vontade para com a diferença. A escola é uma instituição social que forma um indivíduo, e por esse motivo deve ser um espaço quevalorize as diferenças e a diversidade.

A visão do currículo sobre a escola é de um espaço social, educativo e cultural, entretanto, ao longo do caminho nos deparamos com escolas nas quais o desinteresse da própria gestão e o cansaço dos professores, essa mesma escola que deveria e deve ser um referencial na sociedade, torna-se um símbolo de decadência. Precisamos estabelecer que a função doprofessor não pode se limitar a de um mero ministrador de aulas, mas sim a de um produtor de conhecimento, autor de sua própria história, e também produtor da história da escola e de outras histórias, e que ao ensinar promova condições de aprendizagem, e estimule o desejo de aprender, a curiosidade, e principalmente a autoestima de seus alunos. A desigualdade dentro da escola desqualifica osalunos por causa das características físicas, cor da pele, gênero, religião e os padronizam com possibilidades intelectuais inferiores.

Uma criança encontra a dificuldade de construir sua identidade étnico-racial, devido à inferiorização da importância que seus ancestrais negros, tem na formação da nação brasileira, então eles acabam tendo vergonha de pertencer a um grupo racial que ela acreditaser insignificante, estas são apenas algumas consequências negativas na formação da identidade do indivíduo negro na sociedade brasileira.

Nossa constituição prevê que todo e qualquer indivíduo tem direito a uma educação de qualidade, e não apenas direito ao estudo, mas também a formação para a cidadania que é responsável pela construção de uma sociedade justa e democrática e que respeitesinceramente as diferenças. Sendo assim a verdadeira finalidade do ensino é fazer com que o aluno aprenda a atribuir significados agindo socialmente, de modo autônomo, desenvolvendo suas habilidades, e sua identidade pessoal, consciente que deverá julgar e agir sozinho.

Possibilitar acesso a um sistema educacional que privilegia as culturas e povos, implica numa melhoria da qualidade do processo deensino e aprendizagem do educando, incluir a discussão racial e cultural no âmbito educativo implica na possibilidade de um novo momento para sociedade brasileira em conhecer a verdadeira contribuição do povo africano na formação do Brasil e nas diversas áreas do conhecimento.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) considera a diversidade Cultural onde estão inseridas a étnica e a raça, um...
tracking img