Curiosidades da espanha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2636 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Curiosidades da Espanha

 • Espanha é o segundo maior país da Europa Ocidental depois da França. Além do território situado entre a Andorra, França e Portugal, o território espanhol também inclui Gibraltar e Ilhas Canárias, além de duas cidades autônomas no Norte da África chamadas Melila e Ceuta.

• Em 1580, Portugal e Espanha passaram a ser um só país. A União Ibérica durou até 1640, quandoos portugueses conseguiram a sua independência. Isso quer dizer que durante um bom tempo, todos nós fomos espanhóis.

• Nas cidades do interior, é comum no horário do almoço encontrar o comércio local fechado por um período médio de duas horas, é a siesta.  Os nativos têm o hábito de dormir após a refeição. Eles vão para casa, vestem seus pijamas, ligam o despertador e dormem por pelo menos umahora e então retornam as suas atividades.

• O "Dia de Reis" (06 de janeiro, feriado nacional) é mais importante que o Natal para as crianças espanholas. Há desfiles pelas cidades com os Reis Magos vistos por milhares de crianças que esperam ansiosas seus presentes (ou carvão, caso tenham se comportado mal). As crianças esperam que os Reis Magos levem os presentes a casa e deixampratos com comida para os reis e água para os camelos, para que possam descansar um pouco depois da longa viagem. |
• A culinária varia de região para região, mas se há algo que todas têm em comum é o alto consumo de azeite (produto típico da cozinha do Mediterrâneo).
• Na maioria das regiões espanholas é costume levar a aliança de casamento no dedo anular da mão direita.
• A tradição mais polêmicade toda a cultura espanhola é a Tourada (ou Corrida de Toros, como é conhecida na Espanha).
• A tourada é assistida por um presidente, homem que ao final do duelo decide se o toureiro fez um bom espetáculo e se merece ganhar os “troféus” da disputa, que são as orelhas e a cauda do touro. 

Arte da Espanha

Espanha é provavelmente mais conhecida pelas touradas e pelo flamenco, mas contatambém com pintores de fama mundial como são os casos de Salvador Dalí e de Pablo Picasso, desportistas como Rafael Nadal e Fernando Alonso e atores como Penélope Cruz ou Antônio Banderas.
• Salvador Dalí
Salvador Domingo Felipe Jacinto Dalí nasceu em 11 de maio de 1904, na cidade espanhola de Figueres (Catalunha). Foi um dos mais importantes artistas plásticos (pintor e escultor) surrealistas daEspanha. 
Desde a infância, Dalí demonstrou interesse pelas artes plásticas. No ano de 1921, entrou para a Escola de Belas Artes de São Fernando, localizada na cidade de Madri. Porém, em 1926, foi expulso desta instituição, pois afirmava que ninguém era suficientemente competente para avaliá-lo.

Nesta fase da vida, conviveu com vários cineastas, artistas e escritores famosos, tais como: LuisBruñel, Rafael Alberti e Frederico Garcia Lorca.

Em 1929, viajou para Paris e conheceu Pablo Picasso, artista que muito influenciou a produção artística de Dalí. No ano seguinte, começou a fazer parte do movimento artístico conhecido como surrealismo.

A década de 1930 foi um período de grande produção artística de Dali. Nesta fase, o artista representava imagens do cotidiano de uma formainesperada e surpreendente. As cores vivas, a luminosidade e o brilho também marcaram o estilo artístico de Dali. Os trabalhos psicológicos de Freud influenciaram muito o artista neste período É desta fase uma de suas obras mais conhecidas “A persistência da Memória”, que mostra um relógio derretendo.

Em 1934, Dali casou-se com uma imigrante russa chamada Elena Ivanovna Diakonova, conhecida como Gala.Em 1939, foi expulso do movimento surrealista por motivos políticos. Grande parte dos artistas surrealistas eram marxistas e justificaram a expulsão de Dalí, alegando que o artista era muito comercial.

Em 1942, Dali e sua esposa foram morar nos Estados Unidos, país em que permaneceu até 1948. Voltou para a Catalunha em 1949, onde viveu até o final de sua vida. 

Em 1960, Dali colocou em...
tracking img