Curare

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (595 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Curare é um nome comum a vários compostos orgânicos venenosos sejam utilizados medicinalmente como relaxante muscular ou anestésico,ele atua como competidor da acetilcolina pela ligação aosreceptores nicotínicos da placa motora.()
No filme, foi realizado o experimento para observação do efeito do curare na contração muscular,para o experimento utilizou-se uma rã da qual foi-lhe aplicado orelaxante muscular na linha mediana do dorso a articulação altoocciptal cirurgicamente em uma das patas posteriores do animal. Fez-se uma incisão circular ao nível de articulação coxo-femoral,dissecou-see retirou- se a pele expondo a musculatura da coxa e perna,isolando bem o gastrocnêmio; Cortou-se o tendão distalmente á ligadura presa ao tendão de Aquiles, prendeu-se o joelho da pata dissecada naprancha de cortiça,onde amarrou-se na alavanca do miógrafo o fio preso ao tendão de Aquiles,para que se fosse observado as contrações musculares. Em seguida separou-se o nervo ciático(nervo quecontrola as articulações da coxa) da artéria femoral, e estimulou-se o nervo ciático observando a contração por estímulo indireto,pois ocorre transmissão neuromuscular antes do uso do curare.
Após aaplicação do curare observou-se a diminuição progressiva na perna direita,ou seja não há contração muscular nessa perna. A fibra nervosa forma um complexo de terminais nervosos ramificados que se invaginamna superfície extracelular da fibra muscular toda essa estrutura é chamada de placa motora;A placa motora é o local de ação do curare. Os receptores colinérgicos foram então isolados, esse receptores éuma proteína integral de membrana composta por cinco subunidades subunidades: duas subunidades α, uma β, γ e δ (alfa, beta, gama e delta, respectivamente), que gera uma resposta a partir de umamolécula de acetilcolina,bloqueando a ação muscular.
Foram observadas as seguintes etapas da transmissão neuromuscular:
*excitabilidade do nervo motor
*liberação da acetilcolina
*difusão da...
tracking img