gas sarin,botox,curare

1287 palavras 6 páginas
Gás sarin Princípio ativo do atual capítulo da guerra civil na Síria, o sarin é um arma química criada e usada no século XX. Ditadores e terroristas se aproveitaram das vantagens dessa substância para fazer seus ataques - muitas vezes a inocentes. Mas por que esse é usado como arma química e quais são suas características?
Metrô de Tóquio
Na hora do rush de 20 março de 1995, cinco homens entravam em diferentes trens em estações de metrô lotadas de Tóquio. Os quatro primeiros carregavam, cada, dois sacos plásticos com um líquido incolor, inodoro e insípido. O último homem carregava três sacos. Em certo momento, eles derrubaram as embalagens no chão e as furaram com um guarda-chuva com a ponta afiada e saíram rapidamente do trem, enquanto as portas fechavam atrás deles.

O líquido começou a evaporar e as pessoas próximas começaram a se sentir mal. Entre os sintomas, elas sentiam náusea, formigamento na boca, dificuldade em respirar, perda de consciência. Os afetados saíam do vagão na estação seguinte e pessoas vinham ajuda-las, mas também eram pegas pelo vapor. Alguns trens continuaram viagem - um deles por uma hora e 40 minutos.O ataque coordenado resultou em 13 mortes e até 6 mil feridos - muitos em estado grave. A substância escolhida para o ataque: o sarin.
O sarin é conhecido por ser altamente mortífero (1 ml em contato com a pele pode matar uma pessoa) e relativamente barato para ser produzido. Os responsáveis pelo ataque no metrô de Tóquio gastaram "apenas" US$ 10 milhões para fazer seu estoque.
Desde o nazismo
Essa substância não é encontrada na natureza - foi desenvolvida em 1938 na Alemanha. A ideia era que agisse como um pesticida, mas seus criadores (chamados de Schrader, Ambros, Rüdiger e Van der Linde) descobriram que ele funcionava bem demais. Após isso, governos (primeiramente os nazistas) a estudaram e produziram para adicionar ao seu arsenal.
No Oriente Médio, ele também é bem conhecido pelos governos. Saddam Hussein teria matado

Relacionados

  • Bio04 Fisiologia Animal
    67173 palavras | 269 páginas
  • Olimpíada de Biologia
    128666 palavras | 515 páginas