Cunicultura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2065 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
7

1 INTRODUÇÃO

O coelho é classificado como um roedor do gênero Lepus, mamífero, herbívoro, da família dos leporídeos, pertencente a classe dos vertebrados. Existem os coelhos selvagens ou do mato, e o coelho do mato, que é hoje encontrado em todas as granjas, e criações apresentam uma grande variedade de raças de coloração variada. Nos últimos anos a cunicultura vem crescendo pelo mundotodo, principalmente na Europa e nos Estados Unidos. A criação de coelhos é um bom negócio, pois há mercado consumidor tanto de carne como de peles e seus subprodutos. A procura por carne de coelho aumentou significativamente nos últimos anos, devido ao seu valor nutricional, fornecendo quantidade maior de proteínas que carne bovina e aves, sabendo que todo coelho é produtor de carne, apenas acriação é feita de acordo com as modalidades necessárias para a sua exploração. A carne de coelho representa um grande papel em nossa economia agropecuária, a pele vem alcançando um preço compensador na confecção de casacos, estolas, golas, cobertas de cama, brinquedos, chinelos e muitos outros. Outra grande vantagem é o pequeno período de gestação, trinta dias e a sua precocidade, sendo possível obtervários partos por ano, o que permite um rápido giro de capital. Os coelhos também são utilizados em laboratórios, utilizando como cobaia para determinar a eficácia e efeitos colaterais de medicamentos, assim como na produção de vacinas, soros e estudos imunológicos O objetivo desse trabalho é mostrar o crescimento da cunicultura, os avanços no melhoramento genético, a adaptação nas diversas regiõesdo mundo, esta mostrando as raças que oferencem uma boa pelagem, as raças com melhor e maior quantidade de carne, a cunicultura está aumentando e sempre buscando o melhor. A exploração do coelho é muito variada, com inúmeras utilidades, a produção de carne e a venda de produtos a restaurantes, supermercados e casas de carnes. Conforme as exigências do mercado o produtor deve entregar o coelho vivoou abatido assim aproveitando também a pele do animal, vísceras e sangue que darão também um bom rendimento.

8

2 REVISÃO DE LITERATURA



2.1 CARNE

Segundo VIEIRA (2003) a carne de coelho criado e alimentado de acordo com as técnicas adequadas, é uma carne branca, saborosa e macia, de gordura branca, muito "rica" em proteínas, sais minerais, vitaminas, etc., e muito "leve", ouseja, de fácil digestão, sendo considerada uma carne sofisticada. Vantagens A carne de coelho é uma excelente fonte de proteínas de elevado valor biológico acompanhadas por um teor moderado de gordura. Do conteúdo vitamínico destacam-se as vitaminas do complexo B, principalmente Niacina (ou B3), B6 e B12. Relativamente ao minerais, destacam-se o Potássio, o Fósforo e o Ferro. O teor de Sódio é baixona carne crua, sendo a cocção o factor decisivo no teor final de Sódio da carne. O seu teor de colesterol é baixo em comparação com as outras carnes. Tabela 1 Elementos encontrados na carne de coelho

Elementos Aguá Proteínas Gorduras Sais Minerais Matérias não azotadas

% 67,86 25,50 4,01 2,13 0,50

Fonte: SCANDIANA A. COELHO + TÉCNICA = LUCRO. SÃO PAULO, 1999. ADAPTADA.

9

Tabela 2Diferença entre os teores de colesterol das carnes de alguns animais:

Carne Coelho Frango Porco Vaca

em 100g 50mg 90mg 105mg 125mg

Fonte: SCANDIANA A. COELHO + TÉCNICA = LUCRO. SÃO PAULO, 1999. ADAPTADA.

Como comprar e conservar Normalmente, o coelho é vendido por inteiro, desprovido de vísceras e totalmente limpo. Deverá eleger uma peça que não seja demasiado jovem porque tem poucosabor, nem demasiado velha porque é dura. Para escolher uma boa peça, poderá palpar a articulação das patas dianteiras identificando um pequeno osso móvel, bem como ter uma carne rosada sem manchas. Ao comprar coelho inteiro, tenha em atenção que metade do seu peso vai ser desperdiçado ao eliminar os ossos. Lave a peça e coloque-a no frigorífico.

Raças Nas raças destinadas á produção de carne,...
tracking img