Culturas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (953 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
*Conceito de cultura.
O conceito de cultura está intimamente ligado às expressões da autenticidade, da integridade e da liberdade. Ela é uma manifestação coletiva que reúne heranças do passado,modos de ser do presente e aspirações, isto é, o delineamento do futuro desejado. Por isso mesmo, tem de ser genuína, isto é, resultar das relações profundas dos homens com o seu meio, sendo por isso ogrande cimento que defende as sociedades locais, regionais e nacionais contra as ameaças de deformação ou dissolução de que podem ser vítimas. Ao longo dos séculos, a cultura se manifesta pelas maisdiversas formas de expressão da criatividade humana, mas não apenas no que hoje chamamos “as artes” (música, pintura, escultura, teatro, cinema etc) ou através da literatura e da poesia em todos os seusgêneros, mas também por outras formas de criação intelectual nas ciências humanas, naturais e exatas. Em muito se tentou definir o conceito de cultura, tanto na sociologia quanto na antropologia,entre tantas definições podemos destacar:
A definição formulada por Edward B.Tylor,em 1871,que afirmou que “cultura é aquele todo complexo que inclui conhecimento, crença, arte, moral, direito, costumee outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade”.
Em 1941, Bronislaw Malinowsky(1997),em seu ensaio intitulado “Uma teoria cientifica da cultura”,afirma que “a culturaconsiste no conjunto integral dos instrumentos e bens de consumo,nos códigos constitucionais dos vários grupos da sociedade,nas idéias e artes,nas crenças e costumes humanos”
Assim, compreende-se quedos aspectos destacados sobre cultura, existem três que podem ser considerados essenciais:
1. É transmitida pela herança social.
O indivíduo aprende cultura no grupo social, e não por herançabiológica. Cada geração transmite ás gerações seguintes a cultura do grupo, por meio do processo de socialização.
2. Compreende a totalidade das criações humanas.
A cultura abrange tudo o que foi criado...
tracking img