Pipa ti e tga

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8370 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Este projeto tem como base de estudo a Ortodontia – Centros Odontológicos do Brasil. A empresa escolhida pelo grupo é uma clínica prestadora de serviços de odontologia, foi selecionada como um exemplo de organização preparada para lidar com diversos tipos de situação. Isso devido a uma estrutura bem definida e a relação estabelecida não só com os membros, mas também com asociedade.
Através de pesquisa realizada tanto no site como em visita técnica a sede da empresa, foi possível facilitar o preenchimento das informações necessárias para a confecção deste relatório, tendo como referência as informações adquiridas ao longo do curso.
“Toda organização é um sistema, ou seja, funciona como um conjunto de processos. A identificação e o mapeamento destesprocessos apóiam o entendimento das necessidades e expectativas dos seus clientes e demais partes interessadas, permitindo-se um planejamento adequado das atividades, a definição das responsabilidades das pessoas envolvidas e o uso adequado dos recursos disponíveis. Nestas condições, as pessoas são envolvidas não somente na execução, mas também participam no planejamento dos processos, na prevenção esolução de problemas, na eliminação de redundâncias e no aumento da produtividade.”
Fonte: Cadernos da Excelência 2008/Processos/Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).
Nesse contexto, a identificação e o mapeamento dos processos permitem um planejamento adequado das atividades, a definição de responsabilidades e o uso adequado dos recursos disponíveis dentro de uma organização. O objetivoé tornar os processos previsíveis, através da manutenção dos padrões e da eliminação de gargalos.
No caso da clínica Ortodontia, o estudo de Sistemas de Informação e Gestão procurou identificar o uso e finalidade, assim como, sistematizar as atividades da empresa, respectivamente, e ampliar a visibilidade sobre a execução de suas rotinas. Assim, o grupo desenvolveu tal estudo seguindo asetapas descritas a seguir.

Metodologia

Como base para o estudo, a equipe utilizou-se de conceitos adquiridos em sala de aula e materiais auxiliares.
Através de reuniões com uma colaboradora da organização, foram colhidas informações de vários aspectos da empresa para a identificação dos sistemas de informações e métodos de gestão utilizados atualmente na organização. Nosmomentos que foi necessário o grupo retornou à empresa para sanar dúvidas e adquirir informações acerca da empresa que geraram dúvidas. Depois de organizadas essas informações adquiridas, posteriormente foi mapeado todo o processo de prestação de serviço, logo, gerando o fluxograma, representado graficamente a fim de facilitar o entendimento.
Os métodos de gestão, assim como, o uso e finalidadedos sistemas de informações foram analisados criticamente, buscando identificar pontos de melhoria, e assim sugerir o ideal. A equipe fez uso de ferramentas administrativas a fim de facilitar a implantação das sugestões e controle dos processos existentes na organização.

1 – Perfil da Organização.
1.1 - Denominação e forma de constituição, dados e fatos relevantes da origem daorganização, natureza e ramo.

Nome Fantasia: Ortodontia
Razão Social: Cob ortodontia e odontologia LTDA
Localização: Av. Rio Branco, 2001/sl1905 – Centro – Juiz de Fora – MG
A história do COB - Centros Ortodônticos do Brasil e seu sistema de franquia se confundem, nos últimos vinte e oito anos, com a própria história da Ortodontia no Brasil, pois, já em 1982, sua equipe introduziu no mercado o primeiro programa comercial de cefalometria computadorizada (Orto Comp). 
Após iniciar suas atividades em 1988 através de um consultório de Ortodontia localizado na cidade de São Paulo, o IOB - Instituto de Ortodontia Barison com uma nova concepção de mercado, mudou o rumo do que teria sido mais um dentre vários consultórios de Ortodontia numa cidade extremamente...
tracking img