Cultura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2663 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – UFPI
Daniela Fontenele Rocha

Cultura cigana: A desmistificação dos ciganos na cidade de Esperantina, final do século XIX e século XX.

Teresina – PI
2012
Daniela Fontenele Rocha

Cultura cigana: A desmistificação dos ciganos na cidade de Esperantina, final do século XIX e século XX.

Pré-projeto apresentado na disciplina de métodos e técnicas dapesquisa em história como requisito básico para apresentação do trabalho de conclusão de curso do curso de licenciatura plena em história

Orientadora da disciplina: Maria do Socorro Rangel

Teresina – PI
2012
SUMÁRIO

1. APRESENTAÇÃO .........................................................................................4
2.JUSTIFICATIVA.............................................................................................5
3. OBJETIVOS....................................................................................................8
3.1 GERAL..........................................................................................................8
3.2 ESPECÍFICOS............................................................................................. 8
4. REFERENCIALTEÓRICO............................................................................ 9
5. METODOLOGIA DA PESQUISA................................................................ 11
6.NOTAS E REFERÊNCIAS............................................................................ 12

1. APRESENTAÇÃO
Pretendo discutir uma temática no qual há um tempo atiçou minha curiosidade, que envolve sobre acultura cigana, que embora seja muito conhecida a sua existência, estes foram poucos estudados pela historiografia. Sempre ouvi falar dos ciganos na cidade em que morei, localizada em Esperantina Piauí, no qual é marcante a presença de ciganos.
Nesta cidade aconteceu um massacre de um grupo de ciganos, realizado pela policia militar do Piauí no início do século XX. Há registros na imprensa,segundo Maria auxiliadora de Carvalho e Silva, os ciganos percorriam o norte piauiense, andavam armados e praticavam furtos e depredações, ações estas que teriam motivado uma perseguição ao grupo pela polícia que veio a alcançá-los no município de Esperantina ¹.
Analisando a cultura dos ciganos, percebo que no popular, a um conhecimento dos ciganos como pessoas que cometem furtos, que invademlugares, que lêem as mãos das pessoas para falar de seus futuros. Presenciei muitos receios contra os ciganos em Esperantina, muitos até de medo. Minha curiosidade vem de tudo isso, de entender como foi construído no imaginário social de Esperantina, essa imagem dos ciganos como pessoas errantes? Quando que estes chegaram lá, se foi através do massacre ou por outro viés?Na obtenção de procurar respostasa essas indagações, creio que terei de abordar sobre o tempo presente, o tempo que envolve antes e após o massacre dos ciganos, a fim de tentar procurar sobre os aspectos de suas chegadas, e ao mesmo tempo, tentar buscar aspectos tolerantes sobre a cultura cigana.

2. JUSTIFICATIVA
Procurando compreender sobre os ciganos, procurei dois tipos de leituras. Uma de Maria Auxiliadora de Carvalho eSilva, que disserta sobre o massacre dos ciganos na cidade de Esperantina, destacando dentro do aspecto religioso sobre a transformação dos ciganos no imaginário Popular de Salteadores errantes a mártires e milagreiro ². Fiz leitura também de outra dissertação de Maria de Fátima Santos Pereira Pinto, na área de Serviço Social, que discuti os aspectos de exclusão social e ao mesmo tempo deintervenções políticas dos ciganos em Portugal ³.
A partir dessas leituras observei que os ciganos são poucos estudados na historiográfica piauiense, senti isso inclusive procurando obras que falem a respeito dos ciganos no Piauí. Das duas que conheço são de Maria Auxiliadora de Carvalho e Silva, que é a dissertação de mestrado em história do Brasil, citada acima e a sua monografia de final de curso de...
tracking img