Cultura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2812 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Profª. Ms. Ieda Maria S.P. Barbosa

SUMÁRIO
5.1 A complexidade do processo 5.2 O início do processo 5.3 Fragmentos europeus 5.4 Um pouco do oriente médio 5.5 A brasilidade japonesa 5.6 Processo permanente 2 2 4 6 7 8

|aula

BRASIL, PROCESSOS SUCESSIVOS DE ACULTURAÇÃO

05

CULTURA BRASILEIRA

Objetivo da aula
▪ Relacionar a diversidade cultural brasileira à aculturação dediferentes povos.

5.1 A complexidade do processo
A antropologia francesa representada por Nathan Wachtel (1935-_____) caracteriza a aculturação como um processo de como um tipo de troca, ou de influência recíproca, entre duas culturas. Atualmente, as questões de reciprocidade e da bilateralidade foram questionadas pelo historiador português Luís Filipe Barreto. Segundo estudos históricos a trocaefetivada no contato cultural é ambivalente; contraditória; desigual; diferencial; multilateral; e processual. Para entender os sucessivos processos de aculturação, ocorridos em território brasileiro, é necessário compreender a complexidade do processo defendida por Barreto. Pois, no Brasil, várias culturas mantiveram e mantém contato permanente, sendo que, nossa cultura oscila entre valores diversos(ambivalência); convive com os conflitos entre diferentes “verdades” (contradição); estabelece uma relação hierárquica entre as diferentes culturas (desigualdade/diferença); possui diversas matrizes culturais (multilateralidade); e esta em permanente reconstrução (processo).

5.2 O início do processo
A colonização portuguesa foi um processo arquitetado entre a Igreja Católica e o EstadoPortuguês. Durante o século XVI, o Estado Português esteve sobre a forte influência da Igreja Católica. Esta influência determinou a estratégia da aculturação indígena por meio da imposição dos valores religiosos cristãos. A catequese promovida pelos padres jesuítas revelou três forças concorrentes no processo de aculturação: a tradição nativa indígena, os valores cristãos dos jesuítas e os interesseseconômicos dos colonos portugueses. Por meio da evangelização indígena a permanência do colono foi garantida, pois a ação jesuíta possibilitou o convívio pacífico entre as duas culturas. No entanto, a submissão dos interesses econômicos às determinações da Igreja passou a ser progressivamente questionada pelos colonos portugueses e seus descendentes. Os interesses da Coroa Portuguesa e da IgrejaCatólica eram vistos como abusos pelos:



CULTURA BRASILEIRA

• Portugueses que adotaram o Brasil como residência, • Portugueses nascidos no Brasil, e • Caboclos, fruto da união entre índios e portugueses.

É necessário entender que além da cultura indígena e portuguesa, foi forte a influência da cultura africana na construção do Brasil. Os povos africanos que habitavam o Brasil passaram uma umprocesso de aculturação rigoroso, pois foram escravizados e obrigados a trabalhar em uma terra desconhecida. As manifestações culturais africanas eram reprimidas pelo português, no entanto, a força da cultura africana manifesta-se no Brasil até hoje. A complexidade da aculturação ocorrida no Brasil pode ser explicada pelo fato de que cada uma das culturas que aqui conviviam no século XVIpossuírem conflitos e diferenças internas. Os índios nativos não formavam um grupo homogêneo, este grupo era formado por centenas de etnias; os escravos africanos, também, não formavam um grupo uniforme, eles vinham de diferentes regiões da África e pertenciam a diferentes etnias. Cabe esclarecer os portugueses também era um grupo dividido, pois entre os colonos havia “cristãos-novos” (cristãos porconversão) e “cristãos-velhos” (cristãos cujos ancestrais também eram cristãos). As diversas etnias africanas que habitavam o Brasil não despertavam o interesse dos jesuítas. Na visão Católica da época, os rituais africanos simbolizavam um desrespeito às coisas de “Deus”. Na tentativa de desviar da repressão religiosa, os lideres religiosos africanos traduziram a palavra orixá (divindade da...
tracking img