Cultura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2335 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Denys Cuche

Sendo a cultura uma produção histórica que nasce das relações sociais, são inevitavelmente relações com base em desigualdades, demarcando aqui uma hierarquia entre as culturas já que elas não existem independentemente uma das outras. Além de que às culturas estão inerentes conflitos, na medida em que estas se desenvolvem na tensão ou mesmo na violência. No jogo cultural existemposições de força ou de fraqueza entre as culturas, o que não significa que o mais fraco esteja totalmente carecido de meios neste jogo.

Apesar de existirem grupos sociais socialmente dominados, estes continuam a ter recursos culturais próprios, nem que seja a reinterpretação das produções culturais dominantes, reflectindo, assim, uma diversidade cultural. A cultura dominante é designada destamesma forma porque subjacente a essa cultura estão os grupos socialmente dominantes, ou seja, a força social dos grupos determina a força cultural, assim como referem K.Marx e M.Weber, “ a cultura da classe dominante é sempre a cultura dominante” (pag. 104)

Cultura dominada

VS

Cultura dominante
A c ultura dominante não pode impor-se completamente à cultura dominada enquanto que um grupopode fazê-lo em relação a um grupo mais fraco.

Não tem de ser uma cultura alienada e totalmente dependente. É sim uma cultura que tem de ter em linha de consideração a cultura dominante, resistindo à imposição desta.

A dominação cultural não é absolutamente garantida

Culturas dos grupos dominados

“cultura popular”

Neste âmbito existem duas teses opostas que, segundo o autor, devem serevitadas:

Tese Minimalista
Para esta tese, as culturas populares não tem dinâmica própria, são culturas marginais, sendo elas meros produtos decorrentes da cultura dominante, a legítima, a de referencia, a das elites sociais.

Tese Maximalista
Vê as c ulturas populares como iguais ou até mesmo superiores à cultura das elites sociais, decorrente da sua criatividade. Esta tese defende aautonomia e autenticidade das culturas populares.

As culturas populares… - Não são totalmente independentes, nem totalmente autónomas; - Não são uma imitação, nem uma criação pura; - É um conjunto de elementos originais, mas também de elementos importados; - Não são homogéneas, mas também não são incoerentes.

É de Lévi-Strauss que advém este conceito de bricolage aplicado aos factos culturais.Esta metáfora é utilizada para a caracterização do modo de criatividade próprio das culturas populares, culturas imigradas e culturas do Terceiro Mundo. Grande parte das manifestações da cultura “pós-moderna” corresponde a uma “colagem de fragmentos”, do que propriamente a um autêntico bricolage. Assim, uma cultura popular que seja obrigada a viver um pouco como cultura dominada – os domi nadostêm de lidar com o que os dominantes lhes dão – não deixa de ser uma cultura de parte inteira como refere o autor. Contudo, as culturas populares são ambivalentes, pois são, simultaneamente, cultura de aceitação e de negação, levando a que uma determinada práti ca possa ser interpretada segundo duas perspectivas distintas.

Pelo que, uma mesma prática pode ser interpretada como parti cipando deduas lógicas distintas. Alguns sociólogos afirmam que a actividade de bricolage, nas classes populares, foi estudada como uma forma de alienação do trabalho, já o que o operário vê-se obrigado a fazer por si o que não está em condições de conseguir. Outros autores afirmam que o bricolage é uma criação livre, sendo o individuo capaz de gerir o seu tempo. Assim sendo, este pressuposto levanos a pensarque realmente existe um espaço de autonomia num contexto de imposições. Estas culturas são heterogéneas, marcadas pela dependência e, simultaneamente, pela independência relativamente à cultura dominante. Contudo, quando estes indivíduos – das culturas populares – estão juntos, estão no seu próprio contexto, é como se esquecessem a dominação social e simbólica de que são salvo, permitindo que...
tracking img