Cultura e ritual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1036 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Cultura e ritual: trajetórias e passagens.

Os ritos e as passagens, encarnados e vividos pelos indivíduos ao longo de sua trajetória social, são um tema fundamental da reflexão antropológica.
A civilização ocidental moderna, representada no filme "Um homem chamado cavalo" por um aristocrata ingles, e a civilização indígena do meio-oeste norte-americano, nele representada pelos Sioux. Porém,no intervalo de sua duração, assistimos a uma transformação decisiva: um lorde inglês entediado tornou-se um homem pleno. O começo do filme o leva, a ele e a nós, para dentro desse outro e estranho mundo.
O filme nos dá ainda uma lição antropológica, de que o homem não é uma realização abstrata (como o da declaração dos direitos humanos universais) mas uma realização muito concreta: ser humanodepende de outros humanos, é impossível que John seja um homem entre os Sioux a não ser por meio das concepções sioux do que seja um homem, não há na verdade dois termos = homem + cultura. O homem só é homem por meio da cultura. Ao mesmo tempo, e igualmente importante, essa instância de significados coletivos negociados e partilhados que chamamos cultura não é exterior ao homem.
O filme conseguenos mostrar abertamente e claramente que toda identidade é ao mesmo tempo atribuída e construída, e é esse o tema principal abordado no texto.
O texto deixa o rito como sendo uma “costura” simbólica entre as divisões internas existentes na sociedade, como diz Roberto da Matta, “se a sociedade fosse uma casa, com seus quartos e salas, os rituais seriam os corredores, as passagens, as varandas, poronde circulam as pessoas e os grupos entre uma e outra posição 'fixa' na estrutura, ao longo de sua trajetória social”. Pelas lentes dos ritos, o mundo social emerge como um ato de deslocamento constante no tempo e no espaço.
A separação compreende um comportamento simbólico que significa a separação do indivíduo ou grupo ou de um ponto fixo na estrutura social ou de um conjunto de condiçõesculturais. Na fase liminar, o estado do sujeito ritual é ambíguo, ele está num reino que tem poucos ou nenhum dos atributos do estado anterior e do vindouro. Na terceira fase a passagem é consumada.
O autor ainda destaca, "Além do mais, nem o indivíduo, nem a sociedade são independentes da natureza, do universo, o qual também está submetido a ritmos que afetam a vida humana.” Podemos ver assim, quea narrativa do filme se mostra como um rito de passagem.

I. Liminaridade: na aldeia, querendo fugir.
Jonhé dado como um animal de carga à mãe do chefe. Ele dorme junto com os cachorros, tenta fugir e lá novamente numa fronteira - uma outra fronteira, vista de uma outra perspectiva: nos limites da aldeia ele se depara com os ossos dos cadávares dos familiares dos sioux. Essa solitáriaafirmação é o início da transformação de sua situação.


II. Agregação: rumo ao centro.
A posição do herói inverter-se-á completamente com relação a situação anterior, ele atuará como alguém de dentro da aldeia protegendo seus limites dos invasores externos Shoshones. Ao reingressar na aldeia é tratado como homem adulto pleno: um caçador e um guerreiro. Tem pertences e, portanto, segundo o código decomportamento da tribo, pode casar-se. Falta-lhe contudo o decisivo rito do juramento ao sol para que ele seja completamente aceito na sociedade masculina.
Esse outro rito de passagem é o clímax do filme. Turner, um antropólogo inglês, trabalha a partir da idéia durkheimiana de que o ritual não apenas expressa, indica, revela mas constitui, opera, no caso uma transição entre estados. Para ele,estado é um conceito inclusivo relativo a qualquer tipo de condição estável ou recorrente que é culturalmente reconhecida. Marido, mulher, noivo, namorado, mãe, avó, chefe são todas categorias designadoras de estados.
Um aspecto vital da complexidade da situação liminar é a comunicação do sacra, (Turner tende a ver os sacra como símbolos não racionais ou mão lógicos). Na verdade, para o autor, o...
tracking img