cultura e ideologia

Páginas: 8 (1815 palavras) Publicado: 21 de agosto de 2014
Cultura e Ideologia:

Os significados de cultura:

• Félix Guatari, pensador francês (1930-1992), reuniu os diferentes significados de cultura em três grupos:
1. Cultura-valor: é o sentido mais antigo e aparece claramente na ideia de “cultivar o espírito”. Permite estabelecer a diferença entre quem tem cultura e quem não tem ou determinar se o indivíduo pertence a um meio culto ou inculto,definindo um julgamento de valor sobre essa situação. Nesse grupo inclui-se o uso do termo para identificar, por exemplo, quem tem ou não cultura clássica, artística ou científica.
2. Cultura-alma coletiva: é sinônimo de “civilização”. Ele expressa a ideia de que todas as pessoas, grupos e povos têm cultura e identidade cultural. Pode-se, portanto, falar de cultura negra, cultura chinesa, culturamarginal, etc. Serve para dar um sentido para a ação dos grupos aos quais pertencem, com a intenção de caracterizá-los ou identificá-los.
3. Cultura-mercadoria: corresponde à “cultura de massa”. Não comporta julgamento de valor, como o primeiro significado, nem delimitação de um território específico, como o segundo. Nesse sentido, a cultura compreende bens ou equipamentos – como os centrosculturais, os cinemas, as bibliotecas -, as pessoas que trabalham nesses estabelecimentos, e os conteúdos teóricos e ideológicos de produtos – como filmes, discos e livros – que estão à disposição de quem quer e pode comprá-los, ou seja, que estão disponíveis no mercado.

Cultura segundo a Antropologia:

• Edward B. Tylor (1832-1917), Inglaterra: cultura é um conjunto complexo de conhecimentos,crenças, arte, moral e direito, além de costumes e hábitos adquiridos pelos indivíduos em uma sociedade. Trata-se de uma definição universalista, com a qual se procura expressar a totalidade da vida social humana, a cultura universal.
• Franz Boas (1858-1942), alemão, mas com maior produção nos EUA: Tem uma visão particularista da concepção de cultura, pois crê que as diferenças entre os grupos esociedades humanas eram culturais, e não biológicas. Por isso, recusou qualquer generalização que não pudesse ser comprovada por meio da pesquisa concreta.
• Bronislaw Malinowski (1884-1942), Inglaterra: Afirmava que para fazer uma análise objetiva, era necessário examinar as culturas em seu estado atual, sem preocupações com suas origens. Concebia as culturas como sistemas funcionais equilibrados,formados por elementos interdependentes que lhes davam características próprias, principalmente no tocante às necessidades básicas, como alimento, proteção e reprodução. Por ser interdependentes, esses elementos não poderiam ser examinados isoladamente.
• Ruth Benedict (1887 – 1948), EUA: Investiga as relações entre cultura e personalidade. Desenvolveu o conceito de padrão cultural, destacando aprevalência de uma homogeneidade e coerência em cada cultura. Identificou dois tipos culturais extremos: o apolínico, representado por indivíduos conformistas, tranqüilos, solidários, respeitadores e comedidos na expressão de seus sentimentos, e o dionisíaco, que reunia os ambiciosos, agressivos, individualistas, com uma tendência ao exagero afetivo. Entre os apolínicos e os dionisíacos haveriatipos intermediários que mesclariam algumas características dos dois tipos.
• Margareth Mead (1901-1978), EUA: Investigou o modo como os indivíduos recebiam os elementos de sua cultura e a maneira como isso formava sua personalidade. Suas pesquisas tinham como objetivo as condições de socialização da personalidade feminina e da masculina. Afirmou que a diferença das personalidades não estávinculada a características biológicas, como o sexo, mas à maneira como em cada sociedade a cultura define a educação das crianças.
• Claude Lévi-Strauss (1908-2009), belga, mas desenvolveu a maior parte do trabalho na França: a cultura deve ser considerada como um conjunto de sistemas simbólicos, entre os quais se incluem a linguagem, as regras matrimoniais, a arte, a ciência, a religião e as normas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • cultura e ideologia
  • Cultura e Ideologia
  • Cultura e ideologia
  • cultura e ideologia
  • Cultura e ideologia
  • cultura e ideologia
  • Ideologia e cultura
  • Cultura e ideologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!