Cultura e identidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (704 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE
Unidade Acadêmica de Garanhuns - UAG
Cleide Laurindo Silva
Maria fabrícia Bomfim da Silva

Cultura e Identidade retratadas a partir damusicalidade regional
“Asa Branca”

Garanhuns – PE
Abril/2012

Cultura e Identidade retratadas a partir da musicalidade regional
“Asa Branca”

Cleide Laurindo Silva1
Maria Fabrícia Bomfim da Silva21. Introdução

A linguagem, é a capacidade que o ser humano têm de se expresar, de se comunicar, de representar significados a partir do que é dito, do que é mostrado e a cultura como sabemos éuma manifestação da linguagem, por meio da qual pode-se propagar identidades. Pois, desde sempre o ser humano procurou os semelhantes para fazer parte de determinado grupo, criando raízes e modosparecidos de ser.
Através da disceminação cultural pode-se reconher traços culturais, bem como identidades, formadas ao longo da história, determinado meio ao qual ela está sendo produzida.
Através damúsica, por exemplo, podemos fazer uma relação com tempo e o modo de vida contextual que a mesma foi criada, ou seja, ela está associada aos contextos sociais no qual o indivíduo encontra-se inserido.Para nossa análise, utilizaremos a letra da música “Asa Branca” de autoria de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira. Exploraremos os elementos que caracterizam a cultura e a identidade da regiãonordestina, examinando de que modo essa cultura migratória, tendo por preocupação o fluxo campo/cidade é retratada. Sabendo que esas concepções Tendo por base que essas concepções estabelecem identidades,induzindo comportamentos e reproduzindo valores determinados pela produção econômica, reafirmando idéias, ilusões e desejos deste grupo particular.
Luiz Gonzaga é referência de musicalidade nordestina,ele, juntamente com a sua música são representantes da nossa cultura e identidade. Pernambucano, Luiz Gonzaga sempre foi fiel às suas origens. Seu maior sucesso “Asa Branca”, foi gravado em 1947,...
tracking img