cultura e identidade surda no Brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1417 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
 Um pouco da cultura e identidade surda no Brasil
A questão do deficiente auditivo ainda é infelizmente, vista por grande parte da população como algo estranho e de difícil aceitação, tanto que os surdos ainda sofrem com a negação o que dificulta ainda mais o seu convívio com a sociedade. Podemos constatar isso no trecho a seguir extraído do artigo da autora Karin Lilian Strobel onde elaafirma que;
A sociedade não conhece nada sobre povo surdo e, na maioria das vezes, fica com receio e apreensiva, sem saber como se relacionar com os sujeitos surdos, ou tratam-nos de forma paternal, como “coitadinhos”, “que pena”, ou lida como se tivessem “uma doença contagiosa” ou de forma preconceituosa e outros estereótipos causados pela falta de conhecimento. (p.21, 2007)

Assim como esserelato da autora, em seu texto ela apresenta o conceito de diversos estudiosos do assunto bem como de depoimentos de pessoas surdas, onde estas relatam as suas experiências como surdos em um mundo de ouvintes. A autora ressalta ainda que;
Esta visão ouvintista incapacita o sujeito surdo e não respeita a sua língua de sinais e sua cultura. A falta de audição tem um impacto enorme para a comunidadeouvinte, que estereotipa os surdos como “deficientes”, pois a fala e audição desempenham o papel de destaque na vida “normal” desta sociedade. (STROBEL, p 26, 2007)

O surdo tem como sua primeira língua, a Língua de Sinais (LIBRAS), assim sendo ele necessita de um período para aprender a usar tanto a língua de sinais quanto a linguagem oral entrando assim num processo de bilingüismo. È por estalinha de pensamento que considero importante o contato de uma criança surda desde a infância com outro surdo pois esse contato o ajudará muito na construção da sua linguagem bem como na sua construção da identidade e cultura surda. Deste modo, se a criança não tiver desde cedo à oportunidade de conviver com pessoas que tenham o mesmo problema, ela crescerá se sentido estranha no mundo diferente detodas as pessoas que na sua visão são consideradas normais ao contrário dela.
A cultura surda no Brasil tem mais ou menos 120 anos de história e conta com varias associações de surdos onde o papel desta comunidade é ajudar a pessoa surda a conviver com essa diferença bem como assumir a sua identidade como tal. Essas associações são frequentadas por pessoas surdas e ouvientes, lá os surdosaprendem a se comunicar pela sua lingua, a língua de sinais e a entender a língua dos ouvintes, o português. Vários são os estudos para se descobrir as relações entre as pessoas surdas, suas características e principalmente a maneira mais adequada para a inclusão dessa criança na escola, uma vez que isso favorece seu desenvolvimento e a sua educação. Vale ressaltar que são vários os tipos de surdez.Existe a surdez que afeta o ouvido externo e médio, outra que afeta o ouvido interno e há também a surdez que afeta o ouvido tanto na área interna, externa e média de um modo geral. Desse modo, apenas o primeiro tipo de surdez, tem tratamento médico, sendo que o segundo tipo, só é possível a cura na maioria dos casos se realizado procedimentos cirúrgicos, o último tipo de surdez na maioria dos casosnão tem cura.
Outro fator de pouco conhecimento da população em geral é que a surdez pode ser tanto hereditária quanto adquirida, seja por infecções, doenças, etc., porém, estudos realizados comprovam que apenas 10% dos deficientes auditivos têm pais surdos. Sendo assim, existem varias categorias para a identidade surda que é composta por pessoas que tem a identidade surda plena aceitam adiferença e usam a língua de sinais como língua nativa.
Identidade Surda Híbrida - pessoas surdas que nasceram ouvintes, posteriormente se tornam surdas e conhecem a estrutura do português falado.
Identidade Surda Incompleta - são surdos dominados pelo senso comum que se acham inferiores aos ouvintes
Identidade Surda Flutuante - são surdos que têm ou não consciência da própria surdez. Não...
tracking img