Cultura e diversidade cultural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1182 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Plano de aula: TEMA: CULTURA E DIVERSIDADE CULTURAL

OBJETIVO GERAL:

*Transmitir para os alunos a importância da cultura e a diversidade cultural na transformação e compreensão da sociedade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
* Compreender que a cultura não é algo estático e imutável, como uma esfera que paira sobre os indivíduos, mas algo vivido nas relações sociais;

* Refletir sobre a nossaposição através do questionamento de nossa própria maneira de viver, enquanto pertencentes a grupos culturais dentre a diversidade presente no mundo contemporâneo, de forma a questionar preconceitos cujos objetos são grupos tidos como “atrasados”, “inferiores” ou “primitivos”.


METODOLOGIA:
* Aula expositiva dialogada sobre o conceito de sociedade e Cultura. Questionar e provocar os alunos arefletirem sobre questões como:

* O que queremos dizer quando usamos a frase: “essa pessoa tem cultura”?

* Como podemos entender cultura?

* Todas as pessoas têm cultura?

* A qual cultura nós pertencemos?


Considerações iniciais:

Certamente, a mais antiga e mais recente obra do homem é a cultura. Desde que existe como espécie até o estádio atual, ele jamais deixou de produzir. Ouso das cavernas para abrigar-se das intempéries climáticas, os desenhos e pinturas feitos nas paredes desses abrigos, a fabricação de ferramentas primitivas, a descoberta de um pedaço de madeira como arma, o cultivo do solo para alimentar-se, a produção industrial automatizada, a construção de grandes edifícios, de antigas pirâmides, a realização de uma grande obra literária, a nave que vai aoespaço, o coração, o rim, o fígado e a córnea transplantados, a criação da democracia, o telefone, a televisão e o livro são algumas realizações do homem. Tudo isso é cultura. A pornografia e a religião são, também, produtos e a religião são, também, produtos da cultura humana.


Só o sentimento não é uma criação do homem. É algo inato nele. Mesmo assim, há diversas formas de se manifestar umsentimento. A vida e a morte são celebradas de formas diferentes de uma civilização para outra. O beijo na boca tem significados diversos – em alguns lugares ele tem a função de demonstrar o amor do homem pela mulher ou vice-versa; entre a população primitiva dos trobiandeses significa respeito, gratidão e admiração.


A cultura, enfim, é indefinível. Mas é a única obra perene do homem. Sem essagrande obra, o que seríamos? Não é possível imaginarmos nosso destino. Por isso, viva a bússola, viva a escrita e viva o papel. Eles orientaram o homem para o caminho certo: o caminho da comunicação. Nesse caso, viva o gesto também. Enfim, que vive o homem, para continuar criando sua obra eterna: a cultura.

CONCEITO DE CULTURA:

O termo cultura possui hoje diversos conceitos. Para se ter idéiada sua abrangência, estudiosos de diferentes áreas do conhecimento como Antropologia, a Sociologia e a Psicologia, por exemplo, já dedicaram parte do seu trabalho ao estudo específico do termo sem, no entanto, chegarem a um consenso. Originalmente, esta expressão vem do latim - colere – e significa cultivar. Com os romanos, na Antigüidade, a palavra cultura foi usada pela primeira vez no sentidode destacar a educação aprimorada de uma pessoa, seu interesse pelas artes, pela ciência, filosofia, enfim, por tudo aquilo que o aspecto, a abrangência do termo tornou-se, de lá até nossos dias, cada vez maior, sendo aplicado nas mais diversas situações, ou seja, desde o plantio de um produto agrícola, do cultivo da pesca, criação de animais etc., até o trabalho cientifico realizado porpesquisadores das Universidades. A todas essas atividades, portanto, podemos aplicar o termo cultura.

Apenas para ilustrar, no Novo Dicionário de Língua Portuguesa, de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, aparecem nada menos que oito conceitos diferentes de cultura. De todos, vale a pena destacar o terceiro, que parece ser o mais abrangente e o mais completo – cultura é:

O complexo dos padrões de...
tracking img