Cultura e costumes de Manaus

Introdução

O objetivo desse é conscientizar as pessoas sobre a cultura e costumes de Manaus.



Pesquisa: Cultura e Costumes de Manaus

⦁ Breve histórico de Manaus;

Em 1669foi criado o Forte São José da Barra, para combater e explorar a região e garantir o domínio português. Em torno deste forte, surgiu o arraial que deu origem a cidade de Manaus.
Para manter a pazentre os índios da região e atender a população, em março de 1755 criou-se a capitania de São José do Rio Negro.
Já no ano de 1833 a Capitania passa a categoria de Vila, com o nome de Manaus (que nalíngua nativa significa “Mãe de Deus”), no ano de 1848 ela é elevada à categoria de cidade, tornando-se a Capital da Província do Amazonas.
⦁ Comidas típicas;
O tucumã, fruto da Floresta Amazônica, érecheio do X-caboclinho, lanche popular na região. 

Esta sopa tem um caldo feito com  tucupi e goma (farinha de tapioca), para quebrar a acidez. As folhas de jambu dão um toque especial, poisanestesia levemente a boca. Para completar a receita, não podem faltar os camarões salgados.
.
De carne firme, o pirarucu é chamado de “bacalhau da Amazônia”. O grande peixe, que pode chegar a 3metros de comprimento, é consumido grelhado, na moqueca e até como recheio de escondidinho. 

Assim como o pirarucu, o tambaqui é um peixe de grande porte da bacia Amazônica, amplamente consumido pelapopulação local em diversas receitas como a caldeirada. 

O cupuaçu, fruto perfumado e azedinho, abundante na Floresta Amazônica, é usado em sucos, bombons, balas e outras sobremesas. 

Compropriedades estimulantes, o pó proveniente do guaraná, a lendária fruta amazônica, é adicionado a sucos e a vitaminas.



⦁ Artesanatos;
O artesanato típico de Manaus tem origem indígena. Osartesãos utilizam produtos locais, como sementes de açaí, fibras de arumã e a jarina (chamada de marfim vegetal). Índios Tucano e Ticuna vendem diretamente seus trabalhos na feira da Praça Terneiro...