Artigo uma abordagem sobre a disciplina geografia das cidades amazônicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (984 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS
DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA























UMA ABORDAGEM SOBRE A DISCIPLINA GEOGRAFIA DASCIDADES AMAZÔNICAS




















MANAUS
2010

EDUARDO ROCHA MEIRELES
20771043


















UMA ABORDAGEM SOBRE A DISCIPLINA GEOGRAFIA DAS CIDADESAMAZÔNICAS
























MANAUS
2010

Introdução

A Amazônia e uma região emblemática, mais não homogênea como já ouvimos falar, pelas suas dimensões o espaçose torna grande, mais não significa dizer desabitado. As cidades foram surgindo de pequenos povoados, ganhando importância na sua rede de influência até chegarem a uma urbanização.
Palavra - Chaves:urbano – Amazônia - cidade


Uma Abordagem Sobre a Disciplina Geografia das Cidades Amazônicas


Ao longo da disciplina Geografia das Cidades Amazônicas o Mestre Marcos Castro procurou nospassar um entendimento sobre o processo de urbanização na Amazônia, ressaltando suas especificidades, logo, diferenciada da urbanização mundial.
Assim no decorrer da disciplina nos mostrouatravés de suas aulas expositivas uma classificação dos primeiros aglomerados, que cabe para surgimento das primeiras cidades na Amazônia, primeiro surgi o povoado que pode ser caracterizado como umaconcentração de moradias contendo uma capela, depois a freguesia sendo uma concentração de moradias, mais o que diferenciava do povoado seria que padre permanecia no local, terceiro á vila, um aglomerado,possuía mais autonomia e por último a cidade com formas urbanas mais complexas, na Amazônia grande parte das cidades passaram por essas etapas.
A cidade de Manaus e a capital do Estado do Amazonasincluindo mais 62 municípios onde podemos encontrar diferenças entre uma cidade e outra, cidades que parecem que pararam no tempo que não vivem um urbano tão intensamente, que segundo Marcos...
tracking img