Cultura e catequese

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1240 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E TEOLOGIA
POSGRADUAÇÃO LACTO SENSU
EM PEDAGOGIA CATEQUETICA

DISSERTAÇÃO
CULTURA E CATEQUESE

Juciara Meneses da Silva

Estudo realizado para a disciplina de Antropologia da Religião do curso de Pósgraduação em Pedagogia Catequética da Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Professora: Ms. Ivone AparecidaPereira

GOIÁS
2010
Diálogo: Cultura e catequese
É comum pensar que quase todo o mundo sabe que catequese é cultura deve manter um diálogo entre si, para atingir os objetivos da catequese; mais o que normalmente se vê não é bem isso que acontece, mesmo com a insistência de toda a igreja na busca da formação dos catequistas em relação a famosa inculturação, ao mesmo tempo é preciso perceber quetambém as diferentes culturas dependem de ser catequizadas, precisa através da catequese serem iluminadas com os valores do Reino de Deus. Para que esse diálogo aconteça amigavelmente é necessário que o catequista esteja por dentro da cultura vivida por seus catequizandos, respeitando-a e valorizando-a.
Existindo esse diálogo ao mesmo tempo que se aprende se ensina, e nem é tão difícil já que apalavra diálogo vem do grego e quer dizer: palavra dividida, partilhada. Indica a troca de idéias entre pessoas que se ouvem e se acolhem mutuamente. Sem ele não há aprendizado verdadeiro, conversar com pessoas que não crêem em Jesus, ou que crêem nele de forma diferente, ajuda o cristão a crescer e a mudar no que for necessário. A pedagogia de Jesus está toda baseada no diálogo com seus discípulos etambém com a multidão (MT. 13,1s).
Hoje o catequista não pode impor simplesmente sua doutrina às pessoas. Sua atitude deve ser escuta atenta do que as pessoas têm a dizer di si mesmas e do mundo.
A cultura vista como é, esse modo de vida de um grupo social, aprendido no dia a dia e transmitido de geração em geração. No mundo há uma infinidade de culturas. De acordo com as situações, elas nascem,crescem e se interpenetra continuamente, gerando novos modos de vida. A catequese em geral é chamada a levar a força do evangelho ao coração da cultura e das culturas. Ela precisa conhecer as culturas, as suas expressões, a religiosidade, os ritos, os símbolos expressivos das pessoas e das comunidades, o modo delas viverem e de se organizarem. Com este enfoque, a mensagem que a catequese querpassar atinge a vida, encanta e transforma a vida. Essa mensagem ganha força a partir do momento que faz sintonia com a vida das pessoas, de sua cultura, suas experiências comunitárias, suas vivencias cristãs.
Não se pode acreditar que seja algo simples, afinal se trata de saber o que significa de fato a inculturação, e lembrar que lugar ocupa a cultura bíblica, essa cultura do povo de Deus, aadesão de fé e ao mesmo tempo a ruptura cultural de Abrão ele que foi na sua cultura e em sua espiritualidade desenraizado para ser na fé, plantado por Deus na terra prometida. É preciso que a igreja fique impregnada da pluralidade cultural para que possa fazer com que o evangelho também atinja todas as culturas já que o reino anunciado por ele é vivido por pessoas ligadas a uma determinada cultura.
Eum drama que vivemos nos tempos atuais é exatamente uma ruptura entre evangelho e cultura, é importante fazer o anuncio deste evangelho na linguagem e na cultura das pessoas as quais queremos anunciara e para isso exige-se dos catequistas um esforço lúcido, sério e organizado para evangelizar as culturas e como hoje se vive em uma avalanche, onde domina o secularismo que se propaga exatamenteatravés das culturas, se tornam ainda mais desafiador o papel destes catequistas que muitas vezes encontram-se de braços cruzados diante de catequizandos de todas as faixas etárias que estão desestruturadas pelo enfraquecimento e pela perda de suas identidades culturais que de uma hora para outra se tornam terreno privilegiado para prática desumanizantes.
O conceito de cultura estigmatiza uma...
tracking img