Cultura e arte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1208 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Disciplina: Filosofia.

Introdução

Este trabalho apresentará um pequeno resumo sobre o que são a arte e a cultura em termos filosóficos, quais seus sentidos, as diferentes atribuições que lhes são dadas e também as diferenças de uma para outra. Relaciona-as, mostrando que, embora diferentes estas duas formas de expressão caminham juntas.

A Cultura e os seus diversos sentidos
O termocultura tem uma série de significados diferentes, porém próximos.
Etimologia: Do verbo colere, que significa “cultivo” “cuidado com as plantas, os animais e tudo que se relaciona com a terra, como a agricultura”. Designava também o cuidado com os Deuses, de onde vem a palavra “culto”; também era aplicada ao cuidado com as crianças (puericultura), com sua educação, referindo-se ao espírito. É nesteultimo sentido que o termo é usado hoje.
Do ponto de vista antropológico, o termo “cultura” refere-se a tudo o que o ser humano faz, pensa, imagina, inventa, porque ele é um ser cultural. Não sendo capaz de viver sendo guiado apenas pelos seus instintos, ele é levado a construir “ferramentas” que possam ajudá-lo a instalar-se no mundo, a sobreviver, a desenvolver sua humanidade. A essas“ferramentas” dá-se o nome de cultura.
A cultura, no sentido etimológico, é o cultivo do ser em seu processo de humanização: é a atribuição de significados ao mundo e a nós mesmos, significados esses que são passados adiante e modificados de acordo com as necessidades de cada grupo.
A cultura sempre responde a desejos e necessidades dos grupos, das comunidades e da sociedade em geral. Por isso a cultura éplural, dinâmica e diversificada.
A cultura dá o sentido de pertencimento, de fazer parte de um determinado grupo que, além da língua divide também o vocabulário, o sotaque, os modos de vida, os valores, etc.
Além da oportunidade de autorreconhecimento, a cultura também proporciona a possibilidade de autoprodução e de prazer.
Constrói a si mesmo dentro do grupo social e com o grupo social, istoé, com a ajuda do coletivo. A partir dessa visão ampla de cultura, tudo no mundo humano é cultura, não existindo um único aspecto que não seja cultural.
No que diz respeito ao Ministério da Cultura e às secretárias, tanto estaduais quanto municipais, cuidar do patrimônio histórico e artístico é parte de suas atribuições.
Para ser considerado patrimônio nacional, os bens devem ser tombados peloInstituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O tombamento é um processo que inclui um minucioso estudo da importância histórica e artística de um bem e sua posterior inclusão nos livros do tombo como bem histórico, artístico, arqueológico ou etnológico. Esses bens conhecidos como patrimônio histórico e artístico brasileiro, representam a nação e o povo brasileiro e são protegidospor leis federais, estaduais e municipais.
Grande parte desse patrimônio é imaterial, ou seja, são práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas-- junto com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados-- que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural.
Tanto o terreirode candomblé, quanto os griôs (contadores de histórias de origem africana) e a capoeira foram tombados nos últimos anos, dentro desse espírito.
O termo cultura, em sentido restrito, diz respeito à produção ligada às diferentes práticas artísticas, às manifestações que façam uso das linguagens artísticas, sejam populares ou eruditas.
Essa produção tem uma característica muito interessante: existeindependentemente de relações utilitárias ou práticas. Um templo grego ou uma igreja gótica têm valor que vai além da função prática de abrigar as práticas religiosas. Eles aparecem, figuram entre as coisas do mundo e se apoderam de nosso sentimento, comovendo-nos, revelando significados internos que são atualizados a cada geração.
As diferenças entre cultura e arte
Em primeiro lugar, a...
tracking img