Miguel reale

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2043 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL

FILOSOFIA E ÉTICA JURÍDICA

MIGUEL REALE E A TEORIA TRIDIMENSIONAL DO DIREITO



Bauru / SP
2012

MIGUEL REALE E SUA VIDA
Miguel Reale nasceu em São Bento do Sapucaí-SP, no dia 06 de novembro de 1910. Em 1921 seu pai o matriculou no Instituto Medio Dante Alighieri, na capital paulista. Ao entrar no colégio, conheceu aquela que viria ser sua mulher,Filomena Pucci. As aulas eram ministradas em italiano, idioma qual Miguel Reale não conhecia. Isso fez com que tivesse que repetir a quarta série elementar.
Sua identificação com a pátria era tanta que sua primeira conferência, proferida no Grêmio Literário Dante Alighieri, a primeira associação por ele criada e presidida, versou sobre o poeta Cláudio Manuel da Costa.
Mais tarde, semeado entreseus trabalhos jurídico-filosóficos, haveria sempre textos dedicados a grandes nomes da nossa literatura.

MIGUEL REALE E A FAMÍLIA QUE FORMOU
Miguel Reale casou-se com Filomena Pucci no dia 11de setembro de 1935.
Ebe, a primeira filha do casal, nasceu em junho de 1936 e foi batizada em homenagem à Grécia. Dedicou sua vida a História, e também se casou.
Em janeiro de 1941, nasce Lívia Maria.Em 18 de abril de 1944, nasceu Miguel Reale Junior, único filho varão. Formou-se na Faculdade do Largo São Francisco, e optou por dedicar-se a área criminal.
Miguel Reale orgulhava-se da família, e com o passar dos anos, chegaram os netos.
Em 1973, sua filha Lívia Maria e seu esposo morreram em um incêndio num hotel, em Copenhagen. Miguel e Filomena então assumiram a tutela e a educação dostrês filhos do casal falecido.
Miguel e Filomena chegaram a completar 63 anos de casados, mas em 1999, Filomena morre. Miguel Reale, embora viúvo, continuou vivendo na mesma casa, acompanhado de seus filhos e netos.

MIGUEL REALE E A POLÍTICA
No decorrer de toda sua vida, Miguel Reale participou ativamente da política partidária brasileira. Em 1932, tomou partido na Revolução ConstitucionalistaPaulista, e serviu como soldado no Batalhão Ibrahim Nobre.
Em seguida, vêm os anos de intensa atividade no integralismo. Nas razões que o levaram para o movimento, percebe-se que a luta marcaria sua existência, a de trazer o “Brasil real” mais próximo para o “Brasil ideal”. Filiado a Ação Integralista, tornou-se Secretário Nacional de Doutrina, o que o fez viajar por todo o Brasil, pregando seusideais.
Em 1938, exilou-se em Roma, em razão das perseguições políticas getulistas (estávamos em pleno Estado Novo!). O período permitiu sua gestação de sua tese universitária chamada Fundamentos do Direito, em que já se esboçava, embora não como o mesmo nome, a sua grande contribuição à doutrina “Teoria Tridimensional do Direito”.
Por ocasião da renúncia de Jânio Quadros a presidência, em1961, proferiu entrevistas em defesa ao parlamentarismo, material que deu origem ao livro Parlamentarismo Brasileiro.

MIGUEL REALE E O DIREITO
            Terminados os estudos no Instituto Medio Dante Alighieri, Miguel Reale ingressou nas Arcadas, a Faculdade de Direito de São Paulo, no ano de 1930, ano de efervescência política no país. Assim, se iniciou a sua intensa participação na vidapolítico-partidária brasileira.
No ano de 1940, lança sua tese Fundamentos do Direito, onde monta as bases da sua versão da Teoria Tridimensional do Direito, que alguns anos após, se tornaria internacionalmente conhecida.
No ano seguinte, 1941, é graduado como Doutor em Direito, pela mesma faculdade em que se formou. Em 1947, é nomeado Secretário da Justiça do Estado de São Paulo, e ali, cria aprimeira Assessoria Técnico-Legislativa do Brasil.
Em 1949 foi nomeado Reitor da Universidade de São Paulo. Nesse mesmo ano, funda o Instituto Brasileiro de Filosofia, o qual presidiu até sua morte, em 2006.
Importante contribuição para a sociedade teve, quando no ano de 1951, chefiou a Delegação Brasileira junto à Organização Internacional do Trabalho (OIT), em Genebra, e conseguiu que...
tracking img