Antropologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (323 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Conforme o autor, o conceito de cultura obteve, há algum tempo, um grande sucesso fora do círculo estreito das ciências sociais ganhando espaço em outros debates. E, para discutir cultura énecessário ter em mente seu processo dinâmico, onde ela pode ser classificada como um conjunto de significações comunicadas pelos indivíduos de um dado grupo através da interação com outro. Cuche destaca queexiste uma estreita relação entre a concepção que se faz de cultura e a concepção que se tem da identidade cultural. Mas o que é esta “identidade”?
Segundo o autor, no âmbito das ciências sociais, oconceito de identidade cultural se caracteriza por sua polissemia e sua fluidez. Ou seja, suas variadas significações. A “recente moda da identidade” de que fala o autor é o prolongamento dofenômeno da exaltação da diferença que surgiu nos anos setenta e que levou tendências ideológicas muito diversas e até opostas: de um lado os que fazem apologia da sociedade multicultural e, de outro, aexaltação da idéia de “cada um por si para manter sua identidade”. Esta dualidade de conceituações leva a pensar a identidade como resultante das diversas interações entre o indivíduo e seu ambientesocial, próximo ou distante. E, é através deste ambiente que o indivíduo se localiza e é localizado. Assim, “a identidade social de um indivíduo se caracteriza pelo conjunto de suas vinculações em umsistema social: vinculação a uma classe social, a uma classe de idade, a uma nação, etc”.
Pensando a cultura como algo dinâmico, suscetível a mudanças, é possível perceber que as manifestaçõesculturais também o são. Isto é, se em determinada época alguns valores e atividades eram praticados por determinado grupo, estes podem mudar com o passar do tempo e com o contato de outros grupos. Assim,perceber fatores intrínsecos nas manifestações culturais requer avaliar de maneira detalhada dos fatores que particularizam determinados grupos, tais como a língua (linguagem), hábitos alimentares,...
tracking img