Cultura Surda

Páginas: 3 (542 palavras) Publicado: 1 de março de 2015
Ao pesquisar sobre a cultura surda concluir que os surdos, além de serem indivíduos que possuem surdez, por norma são utilizadores de uma comunicação espaço-visual, como principal meio de conhecero mundo em substituição à audição e à fala, tendo ainda uma cultura característica.
A chave para uma boa comunicação com uma pessoa surda é o claro e apropriado contato visual. Éuma necessidade, quando os surdos se comunicam. De fato, quando duas pessoas conversam em língua de sinais é considerado rude desviar o olhar e interromper o contato visual. Em todo o mundo, os surdosexpandem seus horizontes usando uma rica língua de sinais.
A língua de sinais é o idioma natural dos surdos. Idioma natural, porque ela resulta de um paradigma de inerência, idiossincrático, que éa surdez. A língua de sinais é uma criação natural dos surdos, independentemente do lugar onde estejam radicados. Por outro lado, existe o conceito errático de que a língua de sinais é também alíngua materna de qualquer surdo.
Por língua materna entende-se o primeiro idioma da pessoa, absorvendo-o e usando-o na comunicação com os seus próximos.
Por anos, muitas pessoas acham que os surdos nãosabem praticamente nada, porque não ouvem nada. Há pais que superprotegem seus filhos surdos ou temem integrá-los no mundo dos ouvintes. Outros encaram a língua de sinais como primitiva, ou inferior,à língua falada. Isso faz com que alguns surdos se sintam oprimidos e incompreendidos.
Todos sentem a necessidade de ser entendidos. Aparentes inabilidades podem empanar asverdadeiras habilidades e criatividades do surdo. Em contraste, muitos surdos consideram-se “capacitados”. Comunicam-se fluentemente entre si, desenvolvem autoestima e têm bom desempenho acadêmico, social e espiritual.Infelizmente, os maus-tratos que muitos surdos sofrem levam alguns deles a suspeitar dos ouvintes. Contudo, quando os ouvintes interessam-se sinceramente em entender a cultura surda e a língua de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • cultura surda e identidade surda
  • Cultura Surda
  • Cultura surda
  • Cultura surda
  • Cultura surda
  • cultura surda
  • Cultura surda
  • Cultura surda

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!