Cultura - resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1342 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA

DETERMINISMO E DIVERSIDADE CULTURAL

S. S. Britto.

No começo do livro “Cultura: um conceito antropológico”, de Roque de Barros Laraia, o autor aborda o conceito de cultura e de como este surgiu e se desenvolveu através do tempo; para isso recorre a autores como Heródoto e Montaigne, fazendo uma análise de diversas sociedades e suas culturas, mostrando as diferenças e semelhançasentre elas. De acordo com o autor, desde a Antigüidade, os homens se preocupavam com a diversidade de modos de comportamento existentes entre os diferentes povos, e foram comuns as tentativas de explicar tais diferenças a partir das diferenças “raciais”, conceito que é conhecido como determinismo biológico, e das diferenças do ambiente físico, conceito chamado determinismo geográfico.
Paradesmistificar esses dois conceitos o autor utiliza alguns exemplos. Referente ao determinismo biológico, ele diz, “se transportarmos para o Brasil, logo após seu nascimento, uma criança sueca e a colocarmos sob os cuidados de uma família sertaneja, ela crescerá como tal e não se diferenciará mentalmente em nada de seus irmãos de criação” (LARAIA, 1986, p.17). Com relação ao determinismogeográfico, entende-se que é o meio físico que condiciona a diversidade cultural, Laraia (1986) tomou o exemplo de dois povos, os esquimós e os lapões; estes residem em ambientes muito similares, onde o frio é predominante; no entanto encontraram formas diferentes para resistir ao ambiente pouco amistoso. Para se protegerem do frio, os esquimós constroem os iglus, enquanto os lapões montam tendas de pele derena. Com isso entende-se que, independentemente da origem genética hereditária ou o local onde se estabelecerem, o que determinará tanto a linguagem quanto o comportamento humano, será o que esse assimilou, por meio da convivência e dos ensinamentos que recebeu; este processo é o que chamamos de endoculturação.
No capitulo seguinte o autor mostra como foi surgindo e sendo delineado oconceito de cultura citando os antecedentes históricos da definição do conceito; para isso usa alguns exemplos como o de John Locke, que escreveu “Ensaio acerca do Desenvolvimento Humano”, onde ele dizia considerar a mente humana como uma caixa vazia, capaz de adquirir conhecimento. O autor também destaca Edward Tylor que criou o termo culture, proveniente da junção dos sentidos da palavra alemãKultur, que era relacionada aos aspectos espirituais, e do vocábulo francês civilization, que seriam os feitos materiais. Dessa forma, cultura é qualquer habilidade ou costume adquirido pelo homem como parte de uma sociedade.
O erro de Tylor, influenciado pela teoria evolucionista de Darwin, foi acreditar que a humanidade estaria dividida em estágios de civilização, onde naturalmente, a européiaseria a mais avançada. Demonstrava com isso uma característica comum até hoje: o etnocentrismo. A reação ao evolucionismo surgiu em decorrência dos estudos de Franz Boas, que desenvolveu o conceito de particularismo histórico, onde “[...] cada cultura segue os seus próprios caminhos em função dos diferentes eventos históricos que enfrentou”. (LARAIA, 1986, p.36).
Outro processo importante aser considerado no surgimento da cultura, bem como no da sobrevivência humana, é a comunicação fundamentada em um sistema de significações, pois sem esta não seria possível a transmissão cultural; assim considerando cultura como, um processo de acúmulo de experiências transmitidas “de geração para geração”. Ainda pensando sobre a importância da cultura para a vida humana, o autor comenta:O homem, como parte do reino animal participa do [...] processo evolutivo em que muitas espécies sucumbiram [...]. As espécies remanescentes [...] foram capazes de superar uma furiosa competição e suportar modificações climáticas radicais [...]. A espécie humana sobreviveu. E, no entanto, o fez com um equipamento físico muito pobre. (LARAIA, 1986, p.38)

Conclui-se que ao...
tracking img