Cultura popular no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3014 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade federal do recôncavo da Bahia
Centro de Artes Humanidades e Letras
Antropologia de Museus
Jurema Machado – Docente
Dhalila Nogueira Miranda – Discente

Fichamento do Livro: “Cultura Popular no Brasil”; Maria Ignez Novais Ayala.
* Introdutoriamente a autora expõe a diversidade de textos referidos à cultura popular brasileira, onde tais estudos desenvolvidos se pautam emteorias que impõem procedimentos metodológicos reveladores de interesses contrastantes, que por vezes se apresentam de forma conservadora e em outros casos, de maneira menos abrangente, em uma exposição mais critica de dados julgados e analisados.
* É inegável o fato de que as manifestações culturais são observadas como expressão de uma cultura específica e presente, e não apenas comosobrevivência do passado, dessa forma a tradição e ruptura se tornam pontos necessários de análise para a compreensão das mesmas.
“[...] um interesse [...] histórico, no sentido de não abrir mão de refletir sobre uma tradição de estudos que, mesmo contendo equívocos e incoerências, fruto de um jogo ideológico a que muitos estudiosos são submetidos, [...] . A organização deste ensaio sobre cultura popular levaem conta a natureza de determinadas questões levantadas por vários estudiosos e os vínculos que se estabelecem entre elas.” Pg. 08.
Ressalta a autora.
“[...], lancemos mão de um exemplo: os trabalhos que insistem em ver as manifestações de cultura popular como sobrevivências do passado no presente, como práticas isoladas, cristalizadas, imutáveis. Esse tipo de enfoque é que pode ser consideradoanacrônico, “atrasado”, pois desconhece estudos que veem as práticas culturais populares da mesma maneira que qualquer manifestação de cultura, como parte de um contexto sociocultural historicamente determinado.” Pg. 08/09.
* A cultura ao se manifestar como popular, produto das relações originais e características que são vivenciadas em uma sociedade em sua estruturação formulada porconcepções de mundo, há, consequentemente, uma fusão entre o novo e o antigo. Como a autora aborda, a cultura popular se torna assim por dizer, em consequência ao conjunto de experiências que se adquire, imagina, cria e recria pela maior parte da população que contempla suas tradições, costumes, modos, valores, crenças, expressões artísticas, ideias, conhecimentos, ações cotidianas.
* Analisando talcontexto de cultura popular eis que surgem divergências em torno do emprego expressivo de ‘cultura popular’ ou ‘folclore’.
“A expressão cultura popular, sinônimo de cultura do povo [...] uma prática própria de grupos subalternos da sociedade. [...] na linguagem corrente, o termo folclore é aplicado, em geral, com sentido pejorativo: o que é risível, o que não deve ser levado a sério (folclorepolítico, por exemplo). Esta depreciação tem certa base em uma tradição de estudos nos quais as manifestações culturais populares são tratadas como algo pitoresco, arcaico, anacrônico, inculto.” Pg. 09/10.
* Observa-se, portanto, a existência de uma ligação direta com o povo, que dá configuração à sua própria cultura acordada a qualidades e ideias, onde o novo e o antigo se encontram, onde a culturapopular advém da união da cultura de massa com o folclore.
“No Brasil, [...]. A procura do típico é um dos meios de afirmação d identidade nacional. A preocupação com esta é uma espécie de fio condutor na cultura brasileira” pg. 12.
Para Celso de Magalhães, José de Alencar. Silvio Romero, “a cultura popular é mais presente no meio rural e em cidades do interior. Esta questão está associada ànoção de que a cultura popular é rude, rústica, ingênua, enfim, algo que se opõe àquilo que está relacionado com o progresso: a ‘civilização’. Pg. 14.
“Rodrigues Carvalho caracteriza o folclore brasileiro, como “reminiscência de lendas e tradições que se extinguem” e conjunto de fragmentos.” Pg. 15.
Para “Luís Câmara Cascudo [...] uma manifestação é folclórica quando, além de ser popular,...
tracking img