Cultura organizacional - empresa apple

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1092 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS – UNIPAC
CIÊNCIAS CONTÁBEIS – 3º PERÍODO


CULTURA ORGANIZACIONAL

IPATINGA
2012
UNIVERDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS – UNIPAC
CIÊNCIAS CONTÁBEIS – 3º PERÍODO


APPLE

Trabalho apresentado à disciplina
Introdução à Sociologia do Curso de
Ciências Contábeis da Universidade
Presidente Antônio Carlos - UNIPAC,
Para fins de pontuação.Orientador: Lorena

IPATINGA
2012
INTRODUÇÃO
A Apple é atualmente a maior empresa de tecnologia do mundo, mas nem sempre foi assim. foi fundada em 1974 por Steve Worzniak e Steve Jobs em Cupertino, a companhia saiu da garagem do seu CEO e cofundador na Califórnia, para escritórios em 317 locais do mundo, além de mais de 300 lojas Apple Stores. O nome foi dado em homenagem à gravadora Apple, fundadapelos Beatles, já que os dois eram fãs do grupo britânico de rock
Após 30 anos o nome da empresa foi mudado para Apple Inc, pois não eram mais produzidos somente computadores. Atualmente, a Apple é famosa por seus produtos inovadores de excelente qualidade, entre eles o Macintosh, o MacBook, iPod, iPhone e mais recentemente o iPad.

Sede da Apple em Cupertino (uma das cidades que compõem oVale do Silício), Califórnia.

HISTÓRIAS E MITOS

 “Computadores Mac não pegam vírus”

A verdade: Por muito tempo, a Apple apontou a imunidade a vírus como uma das principais características de seus computadores. Balela. Este ano, até o site da empresa mudou e “reformulou” o texto que falava sobre a invulnerabilidade dos Macs. Agora, o site fala sobre como os Macintoshs são “pensados paraserem mais seguros”.
É que os tempos de segurança “acabaram”. Neste ano, a empresa de segurança Sophos lançou um relatório que mostra que 20% dos Macs contêm algum vírus de computador. Eles são, na maior parte das vezes, feitos para atacar o Windows e, portanto, são inofensivos para o OS X, como a SUPER explicou neste post do blog Re:Bit. Mas, vírus para Macs também existem, estão por aí e fazendo umestrago considerável em várias máquinas.

HERÓIS

O herói da Apple foi o Steve Jobs, ele foi o responsável pelas ideias inovadoras que fizeram com que a apple se destacasse no mercado.

TABUS
Apesar do famoso slogan “Think Diferent“, a empresa de tecnologia mais escrotinha do mundo demitiu um de seus funcionários por seguir esse slogan em seu trabalho (talvez bem ao pé da letra). Oanalista de software e beta-tester da Apple, Brent Barlow, gostava de pensar fora da caixinha. Algumas de suas “excentricidades” no trabalho foram as seguintes:
* Desenvolveu um sistema de polias para guardar sua bicicleta em cima de sua estação de trabalho
* Ouvia Bob Dylan em seus fones de ouvido enquanto fazia testes de software
* Andava descalço pelo campus da Apple para “se sentir maisconectado com a energia criativa dos outros
* Colou fotos de Mahatman Gandhi, Albert Einstein e R. Buckminster Fuller em seu local de trabalho
* Pintou um grande ponto de interrogação vermelho na lateral de seu monitor
* Escaneou e colocou como fundo de tela da área de trabalho de seu computador uma imagem de Jim Henson (criador dos Muppet Babies)
* Substituiu o beep de seu Applepor um pedaço da música “Imagine” de John Lennon

SÍMBOLOS

TECNOLOGIAS
No final da década de 1970, Jobs, em conjunto com Steve Wozniak e Mike Markkula, entre outros, desenvolveu e comercializou uma das primeiras linhas de computadores pessoais de sucesso, a série Apple II. No começo da década de 1980, ele estava entre os primeiros a perceber o potencial comercial da interface gráfica dousuário guiada pelo mouse, o que levou à criação do Macintosh.

O Apple II de 1977
O Apple II de 1977
Apple Macintosh 512KB. de 1984
Apple Macintosh 512KB. de 1984

CARÁTER
Quem conhecia Jobs melhor e trabalhou mais perto dele ficou impressionado com a personalidade abrasiva e a brutalidade sem remorsos. Jobs gritava, berrava, batia o pé. Tinha uma maneira cruelmente casual de levar...
tracking img