Cultura organizacional da escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1141 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]










Faculdades Integradas Maria Thereza (FAMATh)
Curso: Pedagogia Período: 1º Turno: Noite
Disciplina: Antropologia Prof.º: Gelson Pereira Dalvi
Aluno(a): Ingred G. das Neves Gonçalves Turma: 162
Marcele Bezerra dos Santos
Núbia Santos Cardoso
Tábiner Moreira Castro





CULTURA ORGANIZACIONAL DA ESCOLA:UMA PERSPECTIVA DE ANÁLISE E CONHECIMENTO DA UNIDADE ESCOLAR

- UM CONCEITO ANTROPOLÓGICO APLICADO À ORGANIZAÇÃO ESCOLAR

1) Explique qual a compreensão particular do grupo sobre a importância da cultura organizacional:
R.: A cultura organizacional é de extrema importância porque nos ajuda a compreender a instituição ou organização de uma forma humana e integrada, Através dela são definidosos valores, as regra e os hábitos para um convívio social. É necessário que conheçamos a cultura da organização para de fato respeitarmos e fazermos parte dela.

2) Quantos e quais são os elementos constituidores da cultura organizacional?
R.: São três elementos divididos em três níveis:
1º nível ( Os artefatos: são elementos visíveis que podem ser observados ainda que os membros do grupo nãotenham consciência deles (construções, espaço físico, linguagem falada e escrita, etc.).
2º nível ( Valores e crenças: os valores dizem respeito a uma função normativa ou moral pela qual os membros de um grupo são guiados ao lidar com determinadas situações. As crenças são valores interiorizados mais ainda conscientes, sinônimo da verdade.
3º nível ( Concepções básicas ou crenças interiorizadas:é a forma como o indivíduo age naturalmente se orientando de maneira inconsciente.

3) Estabeleça uma relação entre cultura organizacional e a questão da qualidade da educação brasileira:
R.: Se as instituições de ensino percebessem a importância da sua cultura organizacional, a educação teria um nível de qualidade mais elevado. Pois é através da coletividade constituída de cada indivíduo queinterage na instituição, que acontece a cultura organizacional. A partir do momento em que todos os integrantes da escola participem intimamente da cultura da organização, faz-se com que todos vistam a camisa e lutem por aquilo que acreditam, ou seja, um ensino de melhor qualidade.
UM MODELO DE ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR
CONSTRUÍDO NA ÓTICA DA CULTURA ORGANIZACIONAL


A culturaorganizacional é definida por alguns fundamentos, valores, crenças, tabus e mitos. Valores esses, que caracterizam e definem um lugar, um estabelecimento, uma escola. São conjuntos de características que refletem na sua essência e cada cultura tem sua característica. Ao chegar em uma escola, já está estabelcida sua cultura organizacional com todos esses valores que fazem parte da sua estrutura, umnovo integrante deverá se adaptar, porém muitas vezes não se enquadra e tenta fazer modificações. Ao tentar mudar essa cultura, ele se torna um agressor e uma exclusão para o meio em que está interagindo.
A escola é uma entidade sócio-cultural constituída por grupos que vivenciam em suas relaçoes, códigos e sistemas fazendo dela instrumento e produto da cultura. A cultura escolar é construídano interior da instituição, nela são consideradas as bases constituídas, que são elementos onde a cultura existente se reafirma. Essas bases se caracterizam por aspectos invisíveis como concepções, crenças e valores. Porém, os artefatos visíveis simbolizam os invsíveis como, a história da instituição, seu prédio e equipamentos. Esses elementos que constituem a cultura escolar são os fatoresinternos (endógenos) e os externos (exógenos) que se entrelaçam e constroem a cultura organizacional. No entanto, através dessa bases é que se constrói a cultura da instituição escolar, sustentando-se e assegurando o seu funcionamento e preservando seus valores.
Para conhecer a cultura organizacional da escola, temos que vivenciar suas bases constituíntes, seus elementos invisíveis e seus...
tracking img