Mahatma gandhi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (492 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Mahatma Gandhi
Gandhi, Mohandas Karamchand (1869-1948) estudou na Grã-Bretanha e se licenciou em Direito pela University College de Londres. Foi advogado em Bombaim (Índia) e mais tarde em Durban(África do Sul). Durante sua estada neste último país, foi tratado como membro de uma raça inferior, razão pela qual iniciou sua longa luta em favor dos direitos civis de todas as raças. Lídernacionalista indiano que levou seu país a conquista da independência mediante uma revolução pacífica.
Advogado exerceu a profissão na África do Sul, onde se envolveu na luta pela defesa dos direitosfundamentais dos imigrantes indianos. Em 1914 regressou ao seu país depois da I Guerra Mundial e iniciou um movimento de resistência pacífica invocando a satyagraha contra a Grã-Bretanha. Quando o Parlamentoaprovou, em 1919, as leis Rowaltt, que concediam às autoridades coloniais britânicas poderes de estado de emergência para fazer frente às denominadas atividades subversivas, o movimento se estendeu portoda a Índia. Em 1920 Gandhi empreendeu a campanha organizada de não cooperação.
A independência econômica foi o ponto culminante da luta swaraj de Gandhi, que implicava um boicote completo dosprodutos britânicos. Propôs estimular o renascimento dos processos artesanais. Converteu-se em símbolo internacional de uma Índia livre. Levava uma vida espiritual e ascética de um pregador, praticando ojejum e a meditação. Os indianos o veneravam como santo e começaram a chamá-lo de Mahatma. A defesa que fez da não violência era a expressão de uma forma de vida implícita no hinduísmo.
Em 1921 oCongresso Nacional Indiano, que liderou o movimento de independência, outorgou-lhe autoridade executiva plena, incluído o direito de designar o próprio sucessor. Uma série de revoltas, levaram-no aadmitir o fracasso da campanha de desobediência civil.
Em 1932 Gandhi iniciou nova campanha contra as autoridades britânicas. Preso duas vezes, o Mahatma jejuou durante longos períodos em diversas...
tracking img