Cultura nordestina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1407 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 CULTURA
Popularmente, é conceituada de forma restrita à literatura, cinema, dentre outras artes, mas seu sentido é bem mais abrangente. Cultura pode ser considerada como tudo que o homem, através da sua racionalidade e da inteligência, consegue executar. É uma das principais características humanas, pois somente o homem tem a capacidade de desenvolver culturas, distinguindo-se, dessa forma, deoutros seres como os vegetais e animais. O antropólogo britânico Edward Taylor, em 1871, definiu cultura como todo o comportamento aprendido, tudo aquilo que independe de uma transmissão genética.
Confirmando a capacidade de aprendizagem e da adaptação humana, Alfred Kroeber, antropólogo americano, mostrou que o homem criou o seu próprio processo evolutivo. O ser humano adapta-se às maisdiferentes condições e isso possibilitou a expansão da espécie no mundo. Nenhum outro animal tem toda a Terra como o seu hábitat, apenas o homem, e isso se deve à capacidade de aprendizado e adaptação. Ou seja, isso é possível, devido à existência da cultura.
A espécie humana foi a única a evoluir além da genética, e desde o inicio de sua existência, os homens foram capazes de padronizar atitudes ecomportamentos, de acordo com as características culturais do grupo ao qual pertencem. Dessa forma, todos os povos e sociedades possuem sua cultura por mais tradicional e arcaica que seja. Os conhecimentos adquiridos são passados das gerações passadas para as futuras. A cultura está em seus costumes, sistemas, leis, religião, em suas artes, ciências, crenças, mitos, valores morais e em tudo aquiloque forma o sentir, o pensar e o agir das pessoas pertencentes àquela sociedade. As muitas sociedades que surgiram diferiam umas das outras, e essas diferenças persistem até hoje. Mesmo com a globalização que existe atualmente, características peculiares de cada grupo social ainda são muito fortes e que através da aprendizagem, da tradição, moldam o individuo e sua percepção em relação ao mundo.1.1 A cultura no Brasil
O Brasil possui uma vasta diversidade cultural. Os colonizadores europeus, a população indígena e os escravos africanos foram os primeiros responsáveis pela disseminação cultural no Brasil. Em seguida, os imigrantes italianos, japoneses, alemães, árabes, entre outros, contribuíram para a diversidade. Aspectos como a culinária, danças, religião e demais elementos queintegram a cultura de um povo, são bastante diversificados ao longo da vasta dimensão territorial deste país. Dentre esta riqueza cultural distribuídas nas regiões brasileiras, destaca-se a cultura Nordestina.
1.2.1 Cultura Nordestina
O Nordeste foi primordialmente habitado pelos índios, após, a região foi o berço da colonização portuguesa no país. Entre 1630 e 1654, a região foidominada por holandeses e durante o período colonial, no século XVI, a resistência quilombola se iniciou no Brasil, com a fuga de escravos para o Quilombo dos Palmares, localizado na região nordeste do país, no atual território de Alagoas. Sendo assim percebe-se que, para a formação do povo nordestino participaram três grupos étnicos: o indígena, o branco e o negro. A miscigenação étnica e culturaldesses três elementos foi o pilar para a composição da população do Nordeste.
Dentre as características marcantes da cultura regional nordestina que foi estabelecida através dessa miscigenação cultural, estão a culinária, as religiões, literatura, artesanato, festas populares, danças e musicas.

1.1.1.1 Culinária
A culinária nordestina foi formada através da influência das culinárias portuguesa,indígena e africana. A mistura de sabores e temperos foi sendo, aos poucos, formada durante o período colonial.
Os pratos da culinária da região nordeste caracterizam-se pela presença marcante de temperos fortes e apimentados. Carne seca (carne de sol ou jabá), peixes e frutos do mar são presenças marcantes quase obrigatórias. Os pratos típicos são: moqueca, vatapá, buchada de bode, acarajé,...
tracking img