Cultura nordestina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1532 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BUMBA MEU BOI
Um espetáculo do folclore nordestino e, provavelmente, o mais conhecido de todo o país. O folguedo deriva de tradições espanhola e portuguesa, e sua origem se encontra no final do século XVIII. Surgiu no nordeste, mas disseminou-se por quase todos os estados, especialmente os do Pará e da Amazônia
Em cada região o folguedo é representado de forma particular, mas sempre mantendosuas tradições nordestinas. No Rio de janeiro é chamado de Bumba-de-reis, no Maranhão, Rio Grande do Norte e Alagoas é chamado Bumba-meu-boi e no Pará e Amazonas de Boi-bumbá.
A brincadeira faz dançar, cantar e tocar, em volta de uma carcaça de boi bailante. Um agregado de pessoas chamadas brincantes completa a festa. A dança monstra o contraste entre a fragilidade humana e a força bruta de umboi, e o desenlaçe é sempre feliz.E o enredo não muda: o boi da pastorinha se perde e ela sai a sua procura pelos arredores e vai encontrando os vários personagens no caminho. No final o boi é morto e ressuscitado. O período de maior eferfescência do folguedo é em junho, sendo parte integrante das festas juninas

CIRANDA
Tendo antonio Baracho da Silva como um dos grandes compositores do gênero aciranda é uma dança muito conhecida no Brasil como brincadeira infantil, porém no nordeste, principalmente em Pernanbuco, esta é uma dança de roda dos adultos, onde os participantes tem várias faixas etárias e as crianças também podem participar. A ciranda é um dança típica das praias, mas não se restringe somente a ela.
FREVO
Este estilo pernambucano de carnaval é um tipo de marchinha bastanteacelerada, que, ao contrário de outras músicas carnavalescas, não possui letra, sendo simplesmente tocada por uma banda que segue os blocos carnavalescos enquanto a multidão se diverte dançando.
Apesar de parecerem simples ao olhar, os passos do frevo são bem complicados, pois, esta dança inclui: gingados, malabarismos, rodopios, passinhos miúdos e muitos outros passos complicados.
Osdançarinos de frevo encantam com sua técnica e improvisação, sendo que esta última é bastante utilizada. Para complementar a beleza da dança, eles usam uma sombrinha ou guarda-chuva abertoenquanto dançam.
Como vimos, o frevo é tocado, contudo, em alguns casos, ele também pode ser cantado. Há ainda uma forma mais lenta de frevo, e esta, é chamada de frevo-canção.
FORRÓ
História do Forró
De acordocom pesquisadores, o forró surgiu no século XIX. Nesta época, como as pistas de dança eram de barro batido, era necessário molhá-las antes, para que a poeira não levantasse. As pessoas dançavam arrastando os pés para evitar que a poeira subisse.

Origem do nome
A origem do nome forró tem várias versões, porém a mais aceita é a do folclorista e pesquisador da cultura popular Luiz CâmaraCascudo. Segundo ele, a palavra forró deriva da abreviação de forrobodó, que significa arrasta-pé, confusão, farra.

Características
Uma das principais características do forró é o ato de arrastar os pés durante a dança. Esta é realizada por casais, que dançam com os corpos bem colados, transmitindo sensualidade.

Embora seja tipicamente nordestino, o forró espalhou-se pelo Brasil fazendo grandesucesso. Foram os migrantes nordestinos que espalharam o forró, principalmente nas décadas de 1960 e 1970.

Atualmente, existem vários gêneros de forró: forró eletrônico, forró tradicional, forró universitário e o forró pé de serra.

Maracatu
Tem origem negra e religiosa. A tradição religiosa se perdeu e o grupo convergiu para o carnaval, mas conservou elementos próprios, diferentes dos deoutros cordões ou blocos carnavalescos. À frente do grupo vão rei e rainha, príncipes, embaixadores, dançarinas e indígenas. Não há enredo. Simplesmente se desfila ao ritmo dos tambores. O ritmo surgiu em Pernambuco, mas também se encontra em outros estados do Nordeste.
Coco
Outra dança tradicional do Nordeste e do Norte, o coco, tem origem incerta: alguns dizem que veio da África com os...
tracking img