Cultura matriarcal e patriarcal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1224 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE VALE DO JAGUARIBE
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
DISCIPLINA: PSICOPEDAGOGIA E FAMÍLIA
PROFESSOR: RÔMULO




CULTURA MATRIARCAL E PATRIARCAL E O DESENVOLVIMENTO HUMANO



Por: Maria joelina M.Soares
Zeelia Costa R. de Brito
Nadir Viana Santos
Luiza Hevellyne do P. Cruz


SETEMBRO/2011

INTRODUÇÃO

É no psíquicohumano o lugar onde nasce toda cultura até se tornar uma sociedade organizada com suas normas, leis e comportamentos.
Uma cultura, como modo humano de vida, é uma rede fechada de conversações. Ela surge como a maneira de viver de uma comunidade. É um entrelaçamento específico do linguajar com o emocionar, seguindo o seu curso sempredeterminado pelas emoções.
A Cultura é dinâmica, sofre mudanças, traços se perdem e outros se adicionam nas diferentes sociedades. A introdução de novos conceitos é um dos mecanismos básicos para a transformação de uma cultura. O conhecimento de como se forma uma cultura, compreendendo a nossa participação nesse entrelaçamento é que vai nos fazer entender nosso eucultural e perceber nossa responsabilidade como indivíduos que fazem parte da construção da história da humanidade.
A seguir descreveremos dois tipos de cultura: A matriarcal e a patriarcal. É sobre isso que falaremos agora. Como uma cultura se desfaz em detrimento de outra.

PARCEIROS INVISÍVEIS – O MASCULINO E O FEMININO DENTRO DE CADA UM DE NÓSQuando surge uma sociedade, uma cultura. Ela nasce da coletividade do pensamento de indivíduos. Ela tem sua origem primeira, na mente humana. É no psíquico de cada um que está inserida a semente que se externaliza em forma de cultura.
Dentro da mente humana existe uma inconsciência simbolicamente feminina e uma consciência simbolicamente masculina.Quando o consciente é ainda infantil e depende da relação com o inconsciente, essa situação psíquica é chamada de matriarcal. A tendência do consciente de se emancipar do inconsciente e dominá-lo é chamada de patriarcal.
Portanto o feminino e o masculino existe em ambos os gêneros e matriarcal e patriarcal não remete a homens e mulheres mas, a maneira com que cadaindivíduo conduz suas emoções, desejos e preferências. Manifestando- se e externalizando-se fisicamente em forma de cultura com a elaboração de normas, leis e condutas sociais. Consolidando-se assim em um modo de viver estruturado na alma feminina ou masculina.






CULTURA MATRIARCAL

Sociedadematriarcal é um termo aplicado as formas ginecocráticas de sociedade, nas quais o papel de liderança é exercido pela mulher e especialmente pelas mães de uma comunidade.
A etmologia de matriarca deriva do grego mater ou mãe e archein (arca) ou reinar, governar.
Na época do paleolítico por exemplo, todos achavam que as mulheres procriavam sozinhas por meio de rituaisou por comerem algum tipo de fruto. A figura da mulher era cultuada entre os povos antigos.
A sociedade matrística vive como uma grande família onde todos são responsáveis por todos e os filhos são educados por todos os membros de suas comunidades.
Apesar de fontes arqueológicas confirmarem a existência de divindades femininas e que atualmente existem sociedades...
tracking img