Conceitos de metodologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1978 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

Este trabalho aborda os conceitos sobre Metodologia Científica e tem por finalidade apresentar as definições dos itens que compõem a estrutura de uma pesquisa científica.
O método utilizado foi de pesquisa bibliográfica, a obra, Projeto de Pesquisa de Judith Bell que se destina aos alunos que agregarão como exigência do curso, uma pesquisa vinculada ao estudo.
Neste trabalhocada capítulo representará um item na estrutura do projeto e sua respectiva definição, abrangendo Introdução, Tema, Metodologia, Problemática, Pesquisa, Pesquisa bibliográfica, Justificativa, Objetivos, Conclusão e Referências Bibliográficas.

2. A INTRODUÇÃO

A Introdução deve fornecer ao leitor a idéia do que será tratado no referido trabalho.
A seguinte definição (PIPA II, 2004, p.19) nosesclarece: "a introdução deve ambientar o leitor ao contexto do trabalho, antecipando-lhe o propósito do mesmo.Deve aparecer de forma clara e sucinta, deve responder as seguintes perguntas: a) De que assunto trata o trabalho? (tema); b)Qual ou quais os objetivos do trabalho? (isto é, o que se pretende demonstrar, qual a finalidade do trabalho); c)Qual ou quais os problemas que envolvem o assunto?(delimitações); d)Qual a importância – relevância – de se pesquisar o assunto?; e)De que forma foi elaborada a pesquisa? (métodos/instrumentos empregados); f)Sistematização do que será tratado em cada capítulo. Também é comum aparecer na introdução citação de autores e trabalhos de significativa importância. Contudo, não se trata de fazer, nesse momento, uma revisão bibliográfica. Geralmente seelabora a versão final deste item após o desenvolvimento do trabalho."

3 O TEMA

O item num projeto de pesquisa nada mais é do que o assunto que será desenvolvido no projeto.
"Prepare-se bem e você economizará tempo mais tarde. Suas discussões e indagações vão ajudá-lo a escolher um tema que possa ser de seu interesse, que você tenha uma boa chance de concluir, que valerá o esforço e quepoderá até ter alguma aplicação prática mais tarde". (BELL, 2007, p.31)

Segundo ANDRADE (2003, p.59), "geralmente, nos cursos de graduação, o tema dos trabalhos é sugerido pelo professor; contudo, sempre é bom lembrar que esta escolha deve ser feita segundo alguns critérios. Antes de qualquer coisa, deve-se pesquisar a acessibilidade a uma bibliografia sobre o assunto, pois todo trabalhouniversitário baseia-se, principalmente, na pesquisa bibliográfica. Outros requisitos importantes são a relevância, a exeqüibilidade, isto é, a possibilidade de desenvolver bem o assunto, dentro dos prazos estipulados, e a adaptabilidade em relação aos conhecimentos do autor. Escolhido o tema, faz-se necessário delimitá-lo, ou seja, definir sua extensão e profundidade, o tipo de abordagem. Por exemplo:se for escolhido o tema - "Evasão escolar" - torna-se necessário especificar: a) onde? (no Estado? na Capital? em determinada região ou escola?); b) em que nível? (na pré-escola? no primeiro, segundo ou terceiro grau?); c) qual o enfoque? (psicológico, sociológico? ... )

4 A METODOLOGIA

Bell (2007) relata que metodologia é um conjunto de regras estabelecidas para a realização de umapesquisa.
A determinação da metodologia a ser utilizada responderá às questões do tipo como ?, com quê?, onde ?, quanto ?. Possui os seguintes componentes: a)Método de Abordagem (engloba o indutivo, o dedutivo, o hipotético-dedutivo e o dialético); b)Métodos de procedimentos (histórico, comparativo, monográfico ou estudo de caso, estatístico, tipológico, funcionalista, estruturalista); c)Técnicas(observação direta intensiva – observação, entrevista - e extensiva – questionário, formulário, medidas de opinião e de atitudes, testes, sociometria, análise de conteúdo, história da vida, pesquisa de mercado); d)Delimitação do universo (enumeração de características comuns); e)Tipos de Amostragem. Assim forma-se a problemática

4.1 O Problema

Enquanto o tema é uma proposição, até certo ponto...
tracking img