INDÚSTRIA CULTURAL

Theodor Wiesengrund-Adorno em conjunto com outros filosofos e sociologos criaram o conceito de Indústria Cultural para definir a conversão da cultura em mercadoria.Identificando a exploração comercial e a vulgarização da cultura, como também a ideologia da dominação da natureza pela técnica (que tem como conseqüência a dominação do próprio homem).
O conceito não serefere aos veículos (televisão, jornais, rádio...), mas ao uso dessas tecnologias por parte da classe dominante, para disseminação de suas idéias conformistas e controle da população. A produção cultural eintelectual passa a ser guiada pela possibilidade de consumo mercadológico com a mais abrangente face capitalista. E em essência, significa a transformação da mercadoria em cultura e da cultura emmercadoria, ocorrida em um movimento histórico-universal, que gerou o desenvolvimento do capital monopolista, dos princípios de administração e das novas tecnologias de reprodução (sobretudo, afotografia e o cinema). Em linhas gerais, a indústria cultural representa a expansão das relações mercantis a todas as instâncias da vida humana. “Horkheimer e Adorno usam o termo indústria cultural parareferirem-se, de maneira geral, às indústrias interessadas na produção em massa de bens culturais.”
Adorno, em parceria com outros filósofos contemporâneos, estão inseridos num trabalho muito árduo:pensar filosoficamente a realidade vigente. A realidade em que vivia estava sofrendo várias transformações, principalmente, na dimensão econômica. O Comércio tinha se fortalecido após as revoluçõesindustriais, ocorridas na Europa e, com isso, o Capitalismo havia se fortalecido definitivamente, principalmente, com as novas descobertas cientificas e, conseqüentemente, com o avanço tecnológico. O homemhavia perdido a sua autonomia. Em conseqüência disso, a humanidade estava cada vez mais se tornando desumanizada. Em outras palavras, poderíamos dizer que Adorno contemplava uma geração de homens... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 05). Cultura industrial. TrabalhosFeitos.com. Retirado 05, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Cultura-Industrial/24082.html

MLA

"Cultura industrial" TrabalhosFeitos.com. 05 2011. 2011. 05 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Cultura-Industrial/24082.html>.

MLA 7

"Cultura industrial." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 05 2011. Web. 05 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Cultura-Industrial/24082.html>.

CHICAGO

"Cultura industrial." TrabalhosFeitos.com. 05, 2011. Acessado 05, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Cultura-Industrial/24082.html.