Cultura do barreiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1414 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Cultura do Barreiro

A “Fazenda Barreiro”, como era chamado, surgiu em 1855. Seu primeiro pripietário foi o Coronel Damazo da Costa Pacheco,que após cultivá-la por muito anos,resolveu variar de atividade, e a vendeu para o Major Candido Jose dos Santos Brochado.
Como sempre foi contrário a todas as leis abolicionistas, acabou sendo assassinado por um escravo fugido. Com a morte do Coronela família vendeu o local para o Sr. Manoel pereira de Melo Vianna e saiu da região.
Na época era uma região ocupada por muito imigrantes estrangeiros que moravam na colônia agrícola Vargem Grande, sua influência ainda é bem marcada nas famílias tradicionais da região, muitos bairros levam sobrenome dos patriarcados como Teixeira Dias, Pongelupe, Cardoso.

Barreiro teve até Palácio

Asterras da fazenda, constantemente visitadas pelos políticos que passavam fins de semana com familiares, aproveitando o ar puro e a tranqüilidade do campo, começaram a despertar o interesse do governo para a construção de um casarão que proporcionasse maior conforto aos visitantes.
Já no governo do Presidente do Estado Julio Bueno Brandão (1918-1922) o casarão foi projetado com planta arrojada,tendo aspecto de palácio. Foi somente na presidência de Arthur Bernardes (1918-1922), aproximadamente em 1919, que o tão falado casarão de descanso dos governadores ficou pronto.
O casarão, denominado mais tarde como “Palácio dos Governantes” tinha realmente linhas arrojadas para a época. A participação dos Governadores na construção do Palácio era total.Julio Bueno Brandão mandou projetar,ArthurBernardes o construiu e arborizou,Raul Soares mandou a ajardinar e Antonio Carlos providenciou as culturas.
Várias personalidades de Minas e do País visitaram o Palácio do Barreiro. Onde anos depois foi transformado em Hospital, Centro de Recepção e Triagem da Febem e hoje o Centro de Referencia Point Barreiro situado na Avenida Menelick de Carvalho, bairro Flavio Marques Lisboa.


CentrosCulturais

O Barreiro possui quatro centros culturais que são:

Cetro Cultural Lindeia/Regina

Surgiu em 2003/2004, procura ser um espaço de discussão sobre temas relativos á memória social das comunidades local, já que a população do Bairro Lindéia e região, oriunda um movimento operário, sempre se caracterizou por ser altamente politizada. Uma pesquisa recente na PUC-MG comprovou,ainda, a enorme musicalidade dos bairros na área de influência do Centro Cultural.





São desenvolvidas grandes atividades culturais,tais como o Festival de Musica do Lindéia,Feiras de Cultura Populares,registro de saberes da tradicional medicina popular,além da presença de grupos de quadrilhas,capoeira e congado.

Endereço: Rua Aristolino Basílio de Oliveira-445-Lindéia
Horário deFuncionamento: 3ª a 6ª das 08h ás 18h, Sáb. das 09h ás 12h.
Telefone: 32771515
E-mail: cclf.fmc@pbh.gov.br



Centro Cultural Urucuia

Situado próximo a um recente conjunto habitacional, o Centro Cultural Urucuia foi implantado pela própria vontade popular. O bairro Urucuia teve origem em terrenos das antigas fazendas da família Cardoso e Pongelupe, que originaram os bairros Cardoso,Pongelupe e Solar. Localiza-se no sopé da Serra do Curral,o que lhe confere uma notável ambientação paisagística.

Endereço: Rua W3 – 500 –Solar
Horário de Funcionamento: 3ª a Sáb. das 09h ás 17h.
Telefone: 32771531
E-mail ccu.fmc@pbh.gov.br



Centro Cultural Vila Santa Rita

O Centro Cultural Vila Santa Rita é uma Zona de Especial Interesse Social, da região do Barreiro, sendoconstruído num grande conjunto habitacional na década de 1990. O local tende a ser a influência da cultura negra, devido à população majoritariamente e afro-descendente da região, com a presença de grupos musicais ligados ás matrizes africanas, como o Hip Hop e a capoeira.

Endereço: Rua Ana Rafael dos Santos-149 - Vila Santa Rita
Horário de Funcionamento: 3ª a 6ª das 09h ás 17h, Sáb. das 8h ás 12h....
tracking img