Cultura da batata

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3298 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro de Ensino Superior de Balsas-CESBA
Universidade Estadual do Maranhão-UEMA
Docente: Leandro do Vale
Cadeira: Iniciação a Agronomia
Acadêmicas: Andresa Santos Fernandes e Raillane Fernandes Mendes.











Batata














Balsas-MA
2012

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4
2. BOTÂNICA 5
3. CULTURA 64.1. PREPARO DO SOLO 6
4.2. ADUBAÇÃO 6
4.3. ABSORÇÃO 8
4.4. COLHEITA 10
4. REALIDADE E PERSPECTIVIVAS 10
5. IMPORTÂNCIA ECONÔMICA E SOCIAL 11
6. CONCLUSÃO 13
7. REFERÊNCIAS 14




















1. Introdução
Originada no Altipano dos Andes e levada do Peru para a Europa pelos conquistadoresespanhóis na década de 70, a batata se tornou um dos vegetais mais utilizados na alimentação humana, sendo rica em grãos de amido, vitamina B, C, Ferro, Zinco, é o quarto alimento mais consumido do mundo, tendo como China seu maior produtor.
Todas as variedades existentes são originadas de uma única planta originária do sul do Peru. Evidências arqueológicas mostraram que o vegetal já era cultivado há7000 anos para a alimentação humana. Atualmente a cultura mundial atinge a produção de 300000000 de toneladas por ano.
A batata possui formato arredondado e regular, contendo casca fina de cor amarelada (batata inglesa), entretanto alguns tipos de batata possuem casca de cor avermelhada, o vegetal possui baixa quantidade de gordura sendo muito utilizada na culinária.
Uma planta de batata possuihastes, folhas compostas, flores, raízes, estolões e tubérculos.


















2. Botânica
O gênero Solanum, da família Solanacea, contém mais de 2.000 espécies, apesar de apenas 150 produzirem tubérculos. A batata cultivada no Brasil pertence à espécie Solanum tuberosum. Esta espécie é dividida em duas subespécies, S. tuberosum subsp. tuberosum e S.tuberosum subsp. andigena, sendo esta última cultivada somente nas regiões andinas. Apesar de existirem apenas estas espécies no Brasil, algumas cultivares mais modernas obtidas por cruzamentos artificiais já são resistentes a algumas doenças.
Uma planta normal de batata deve possuir tantas hastes quanto forem os brotos que emergirem da batata-semente, folhas compostas, flores, raízes, estolões etubérculos.
O caule aéreo da batata é oco na sua parte superior, tendo secção circular, quadrangular ou triangular, podendo apresentar asas, que são lisas ou onduladas. Quando o caule cresce diretamente do tubérculo-mãe ou próximo dele, é chamado de "rama", que pode ou não se ramificar.
As folhas são compostas, sendo formadas por um pecíolo com folíolo terminal, por folíolos laterais e, àsvezes, por folíolos secundários e terciários.
As flores apresentam a corola gamopétala com cinco pétalas, em cor que varia de branca a azulada. O androceu e o ginicoceu amadurecem ao mesmo tempo, facilitando a autofecundação, que ocorre na maioria cultivares. Os frutos são biloculares do tipo baga, de cor verde, normalmente medindo de 2 a 3 cm de diâmetro, contendo de 40 a 240 sementes por fruto.O sistema radicular da planta é superficial, e possui quase totalidade das raízes permanecendo a uma profundidade não superior a 40 - 50 cm.
Os tubérculos são caules adaptados para reserva de alimentos e também para reprodução. Formam-se como resultado do engrossamento da extremidade dos estolões. Na superfície dos tubérculos as estruturas mais evidentes são os olhos, cada um contendo mais deuma gema, e as lenticelas.
Quando o tubérculo é cortado longitudinalmente, pode-se observar a periderme (pele),o cortéx, o anel vascular, a medula externa e a medula interna. A pele ou película da batata, formada de 5 a 15 camadas de células, é praticamente impermeável a líquidos e gases, protegendo o tecido contra o ataque de pragas e doenças. Quando a colheita é precoce e o tubérculo ainda...
tracking img