Cultura cupinisque

880 palavras 4 páginas
CUPISNIQUE
Priscila Maria Motta de Souza
Localização no mapa atual: desenvolveu-se na costa norte do Peru, entre Virú e Lambayeque. Região aproximadamente a 600km ao norte de Lima.

Datação cronológica e historiagráfica: Cupisnique foi uma cultura pré-colombiana que prosperou entre 1.200 a.C e 200 a.C, identificada pelo arqueólogo peruano Rafael Larco Hoyle nos anos de 1940. A economia Cupinisque era baseada na agricultura irrigada de milho, feijão, mandioca e abóbora e em razão da localização costeira, possuíam uma dieta suplementada pela pesca e coleta de mariscos.
Culturas anteriores e posteriores: foi antecessora da cultura Mochica e contemporânea da Chavín com quem compartilhava símbolos religiosos e distinta arquitetura à base de adobe. A relação entre a cultura Cupinisque e a Chavín é pouco conhecida e muitas vezes se confundem.
Principais manifestações culturais e artísticas: foram notáveis artistas do barro e os trabalhos em metal foram os melhores de toda o início dos Andes.Su arquitectura ceremonial, decorada con esculturas, fue impresionante. Utilizaram muito a pedra como matéria prima e semipreciosas como Turqueza, Lapislázuli e cristal de quartzo para elaborar colares de contas esféricas e cilíndricas. Também utilizavam ossos para fazer agulhas, colheres, contas de colares e amuletos.
Sua arquitetura cerimonial, decorada com esculturas, foi impressionante.Ellos fueron una de las más tempranas culturas en registrar la decapitación gráficamente. Eles foram uma das primeiras culturas a registrar graficamente a decapitação que provavelmente estava relacionada aos cultos religiosos. Un estudio de su arte revela cinco decapitadores: una araña, un ave de presa, un monstruo, un pez y un humano (Cordy-Collins 1992).A arquitetura era organizada e planejada, cujas principais características eram as plataformas retangulares baixas com recintos na parte superior e pátios dianteiros, os edifícios com planta em forma de “U”, e as plataformas com pátios

Relacionados