Cultivo de abobrinha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (788 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Cultivo da Abobrinha

ESCOLHA DA VARIEDADE
Recomendam-se as variedades Clarita, Clarinda AG-135, Caserta SH-202, Caserta CAC, Caserta BR e Cocozelle, que são, ao mesmo tempo, as mais conhecidase de comprovada aceitação comercial. As plantas dessas variedades apresentam folhas mosqueadas e vigoroso crescimento vegetativo em moitas.

ESCOLHA DO LOCAL
Escolher solos férteis, ricos emmatéria orgânica, bem drenados e com baixa acidez.
Abóboras não suportam excesso de água, que causam apodrecimento de frutos e de raízes e morte das plantas.

ÉPOCA DE PLANTIO
A abobrinha não sedesenvolve bem em temperaturas baixas. O plantio vai de agosto a março, podendo ser realizado o ano todo em regiões de clima quente.

PREPARO E CONSERVAÇÃO DO SOLO
Apenas uma aração bem feita é suficiente,não necessitando de gradagem.
Em terrenos com inclinação superior a 5 por cento, há necessidade de se adotarem práticas de conservação do solo. Procure um técnico para maiores esclarecimentos.CORREÇÃO DA ACIDEZ
Remeter amostra do solo ao laboratório, para saber a quantidade de calcário a ser aplicada. Seguir a instrução da EMATER-MG sobre "Amostras de solo para análise". Usar calcáriodolomítico finamente moído, pois as abóboras são muito exigentes em cálcio e magnésio. Não produzem bem em terrenos ácidos, com pH abaixo de 5,5.

COVEAMENTO
Abrir covas com 30 centímetros de boca e 30centímetros de profundidade, no
espaçamento de 1 metro por 1 metro.

ADUBAÇÃO
Recomenda-se fazer adubação de acordo com os resultados da análise do solo. Na ausência destes resultados e tratando-sede terreno pouco adubado, fazer as seguintes adubações:


a) ADUBAÇÃO DE PLANTIO
Aplicar 3 litros de esterco de gado curtido por cova. O esterco de gado pode ser substituído por 1 litro deesterco de galinha ou por 100 gramas de torta de mamona. Junto do esterco, aplicar ainda 100 gramas do adubo químico, fórmula 4-14-8 ou 4-16-8, por cova.
Incorporar bem os fertilizantes ao solo ,...
tracking img