cuidados na saude do idoso

Páginas: 30 (7484 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2014
 UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
ESCOLA DE ENFERMAGEM
GESTÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE


Thamyris Luiza Fraga Silva







Avanços na Atenção a Saúde do Idoso: a partir da implantação da Estratégia Saúde da Família















BELO HORIZONTE / MG
2013


THAMYRIS LUIZA FRAGA SILVA










Avanços na Atenção a Saúde do Idoso: a partir daimplantação da Estratégia Saúde da Família




Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Gestão de Serviços de Saúde da Universidade Federal de Minas Gerais como requisito parcial para a aprovação na disciplina Trabalho de Conclusão do Curso II.
Orientadora: Profª. Kátia Ferreira Campos Costa





BELO HORIZONTE / MG
2013
RESUMO

Nas últimas décadas o Brasil tem evidenciadomudanças em sua estrutura etária, essa nova realidade é reflexo de sua transformação epidemiológica e social, com características de queda nas taxas de mortalidade, fecundidade e aumento da expectativa de vida. Este trabalho tem como objetivo Identificar avanços e desafios voltados para a atenção à saúde do idoso a partir da implantação da Estratégia Saúde da Família no Brasil. Trata-se de uma revisãonarrativa, da literatura nacional que teve como referencial teórico a busca em base indexada nos bancos de dados, teses e dissertações. O envelhecimento com qualidade de vida é um ideal tendencioso com premissas de promoção da saúde. É desejável que o envelhecimento aconteça com qualidade e autonomia dos indivíduos, tentando preservar a oportunidade dos mais velhos de continuar a participar dasociedade, potencializando a condição de sujeito político na luta pela dignidade do envelhecer.

Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde; Estratégia Saúde da Família e Saúde do Idoso.














ABSTRACT

In recent decades, Brazil has shown changes in its age structure, this new reality is a reflection of its transformation epidemiological and social characteristics with thedecrease in mortality rates, fertility rates and increased life expectancy. This paper aims to identify progress and challenges facing the health care of the elderly from the implementation of the Family Health Program in Brazil. This is a narrative review of the national literature had as a theoretical basis for the search indexed in computerized databases, theses and dissertations. The quality oflife with aging is an ideal biased assumptions with health promotion. It is desirable that aging happens to quality and autonomy of individuals, trying to preserve the opportunity for elders to continue to participate in society, enhancing the condition of political subject in the fight for the dignity of age.


Keywords: Primary Health Care, Family Health Strategy and Health of the Elderly.SUMÁRIO





















































“Um velho saudável não é apenas uma ficção de poeta”
(Canguilhem)
1. INTRODUÇÃO
O envelhecimento populacional é marcado no decorrer do tempo por várias alterações no organismo do individuo, morfológicas, funcionais, cognitivas e bioquímicase ainda por uma grande prevalência de doenças crônicas que requer cuidados constantes e monitoramento. É um fenômeno mundial, que afeta não só o individuo, mas também a família, a comunidade e a sociedade (TAGLIAPIETRA, 2009).
É entendido como um processo normal, que envolve perdas no plano biológico, sócio afetivo e político, criando vulnerabilidades diferenciadas por gênero, idade,classe social, raça, regiões geográficas, entre outras variáveis. Tais vulnerabilidades refletem na expectativa de vida, na morbidade, na mortalidade prematura, na incapacidade e na má qualidade de vida (ALENCAR E CARVALHO, 2009).
Durante o processo de envelhecimento é importante assegurar uma boa qualidade de vida para o idoso, visando melhores condições para o enfrentamento das...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A INSERÇÃO DA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA (USF) NO CUIDADO AO IDOSO NA
  • Assistência de enfermagem na saúde do idoso: Cuidados e a falta de humanização ao idoso em ambiente hospitalar.
  • Cuidado Do Idoso
  • cuidados do idoso
  • Cuidados com o idoso
  • Cuidados com o idoso
  • Cuidado com idosos
  • cuidados ao idoso

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!