tempos modernos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2135 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha do Filme Tempos Modernos






SOROCABA/SP
2014/2
Sumário


1 INTRODUÇÃO

“Homens, não sois máquinas; homem é o que sois.” (Charles Chaplin).
Devido a Revolução Industrial e a Revolução Francesa há uma mudança radical na estrutura da sociedade, por volta do século XVIII. O homem passou a ser substituído pela máquina, que produzia mais e custava menos do que a mão deobra humana, que não era especializada, e sem o ritmo acelerado de produção em massa exigido pelo novo sistema. O socialismo tem como ideia o bem estar social. Tem objetivo de uma sociedade caracterizada pela igualdade de oportunidades e meio para todos os indivíduos.
As ideias contidas no filme: Tempos Modernos, de Charles Chaplin, podemos comparar com as ideias defendidas por filósofos como MaxWeber, Karl Marx e Émile Durkheim. O filme focaliza a vida na sociedade industrial caracterizada pelo trabalho na produção das fábricas. É uma crítica à "modernidade" e ao capitalismo representado pelo modelo de industrialização.
O objeto de análise de Weber que são as ações sociais, a estratificação social, a autoridade; os fatos sociais de Durkhein; a luta de classes, exploração do proletário,capitalismo de Karl Marx podem ser observados neste filme de Charles Chaplin.

2 CONTEXTUALIZAÇÃO

O filme retrata a realidade vivenciada à época da sociedade norte-americana, após a crise da “Grande Depressão”. O maior reflexo disso tudo foi sentido pelas camadas mais baixas da população, que encararam a fome, superpopulação, desnutrição e doenças, traduzidas como desmoronamento das esperançase do desespero pela sobrevivência.
Outro fator importante que contribui para a historia desse filme foi a Revolução Industrial, que teve como maior consequência a substituição do homem pela máquina, principalmente porque o homem passa a assumir um papel de agente de direção, de manobra dos aparelhos. Essa transformação teve como objetivo a produção de mercadorias em alta escala, agilidade erapidez no processo.
Essa influência pode ser constatada na primeira parte do filme que retrata a opressão vivenciada pelos operários da fábrica que são explorados e pressionados a produzirem cada vez mais, que devido a exercerem a mesma atividade, de forma repetitiva, perdem suas identidades, transformando-se em robôs compulsivos, conforme evidenciado na cena em que Chaplin fica desequilibrado esai apertando tudo o que imagina ser uma porca.
Uma cena que evidencia a visão dos proprietários das empresas, é caracterizada quando o presidente da fábrica vê todos os setores, através de um grande telão, observando os funcionários trabalhando, e, em certos momentos, determina ao subordinado que aumente a velocidade da máquina, acelerando o processo de produção, buscando com isso, o aumento daprodução sem se preocupar com as condições de trabalhos ofertadas aos funcionários.
Esse filme é bastante marcante, pois desperta reflexões sobre o mundo moderno e o capitalismo bruto na qual os trabalhadores eram submetidos a um grande esforço físico, mental e emocional. Afinal, os operários trabalhavam de modo excessivo, sempre com os mesmos movimentos, eram tratados como animais e vigiados otempo todo.
Uma parte do filme que deixa evidente o esforço para a redução de tempo na execução das tarefas e a tentativa de aumentar a produção e o trabalho dos operários foi à invenção de uma máquina que alimentava automaticamente os funcionários.
O sentimento de inadequação do personagem com a realidade também se estende a outras atividades exercidas. Logo após sair da prisão, ele procurou outroemprego. Conseguiu em um estaleiro naval. Esforça-se em seguir as ordens de um superior: procurar um pedaço de madeira que fosse parecido com o que ele tinha em suas mãos. Depois de explorar um pouco o terreno finalmente o encontra. Mas é nesse ponto que ocorre a confusão. Por ainda estar ambientado com a fábrica, não percebe as diversas utilizações possíveis do material madeira, haja vista que...
tracking img