cuidados de enfermagem

Páginas: 7 (1562 palavras) Publicado: 3 de março de 2015



SENAC TIRADENTES DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM TECNICO DE ENFERMAGEM PROJETO DO MODULO V











CÂNCER DE MAMA









SÃO PAULO
2015





CÂNCER DE MAMA




















SÃO PAULO
2015
Sumario
1. Justificativa ................................................................ pag. 4
2. Resumo do artigo...................................................... pag. 5
3. Discussão do grupo acerca do tema discutido .......... pag. 6-9
4. Levantamento bibliográfico ........................................ pag. 10


























1. Justificativa



























2. Resumo do artigo

CANCER DE MAMA E SOFRIMENTO PSICOLÓGICOS: ASPECTOS RELACIONADOS AOFEMININO


O diagnóstico de câncer vem sempre acompanhado do medo da morte e pelas muitas perdas, nas esferas emocional, social e material (SILVA, LC2008dai a grande importância do acompanhamento psicossocial deste paciente, mesmo após o tratamento (SILVA, LC2008)
Os fatores psicológicos e psicossociais devem ser levados em consideração pois e a forma em que a paciente ira vivenciar a doença(SILVA, LC2008)
Pois as mulheres relacionam tratamento de câncer de mama com sequelas físicas e psicológicas como se a identidade feminina dela fosse comprometida, como a perda da mama ou parte dela, tratamento que provocam perda dos cabelos parada ou irregularidade de mestruação, ou a infertilidade, levando a ter momentos de raiva, culpa e insegurança. (SILVA, LC2008)
Isso tudo e agravado pelaconcepção histórica relacionada do câncer, uma vez que o fato de desenvolver o problema era, inicialmente ligado falta de higiene, sujeira física e moral. Com o passar dos anos essa ideia modificou-se um pouco, mas há pessoas que evitam expor os problemas, como se fosse algo feio, digno de culpa ou com punição, por algumas atitudes. (SILVA, LC2008)
Devido a isso, reforçar a necessidades deacompanhamento nos aspectos psicossociais para desmistificar a doença e trazer maior conforto e confiança aos pacientes e consequentemente, obter melhores resultantes dos tratamentos. (SILVA, LC2008)









3. Discussão do grupo acerca do tema proposto

CANCER DE MAMA E SOFRIMENTO PSCOLOGICO: ASPECTOS RELACIONADOS AO FEMENINO

No brasil e no mundo, cada vez mais vemos aumentar a incidênciado câncer de mama, e cada vez mais precocemente na vida mulher. Os efeitos físicos dos tratamentos comprometem a imagem, a autoestima e a identidade da mulher.
Ao assumir significados com relação a culpa, punição deterioração, dor e morte, agravou-se sobremaneira o sofrimento psicológico dos doentes.
O artigo levanta pontos de reflexão sobre os significados culturais da doença e sobre afeminilidade, o que tende a levar os profissionais de saúde assistir mais eficientemente a mulher.
O diagnóstico do câncer de mama e devastador para mulher, que já imagina as mutilações e desfigurações que estará submetida.
O de suma importância o tratamento do impacto emocional do paciente oncológico.
Como fatores psicológicos, podemos destacar a ansiedade, a depressão, a raiva, a mudança no padrãode vida relacionada ao casamento, vida sexual e trabalho, tudo isso aliado ao medo e preocupações dobre mastectómica, recorrência e morte.
Para a adaptabilidade da mulher diagnosticada devemos levar em consideração o contexto cultural do tratamento, os fatores psicológicos e psicossociais de cada paciente.

CANCER DE MAMA

O câncer de mama e o segundo tipo e câncer mais frequente no mundo e oprimeiro entre mulheres, sendo o que mais mata no Brasil na faixa etária entre 40 e 69 anos de idade.
Raramente acontece antes dos 35 anos de idade, mas seu crescimento e progressivo acima dessa faixa etária.
Se diagnosticado precocemente, e considerado de bom prognóstico. Isso não ocorre no Brasil, onde os diagnósticos são realizados quando a doença já está em estágio avançado (cerca de 60%...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cuidados de enfermagem
  • Enfermagem: Cuidados
  • Cuidados de enfermagem em me
  • cuidados de enfermagem
  • cuidados enfermagem
  • Cuidado de Enfermagem
  • Cuidados de Enfermagem
  • cuidados de enfermagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!