Cuidados com o idoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1360 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema de Ensino Presencial Conectado
SERVIÇO SOCIAL

CUIDADOS COM O IDOSO

Jequié
2011

CUIDADOS COM O IDOSO

Trabalho apresentado as disciplinas de Estatística e Indicadores Sociais, Metodologia da Pesquisa Científica, Processos de Trabalho e SSOC e Oficina de Formação – Tecnologia da Informação, da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR

Prof. Heleanara Regina Sampaio
Prof. EdnaBraun
Prof. Amanda Bozza
Prof. Rodrigo

Jequié
2011

* CUIDADOS COM O IDOSO
Um dos maiores problemas enfrentados pelos idosos na atualidade é o abandono, porém vale ressaltar que existem diversos tipos de abandono: abono de afeto, carinho, atenção e cuidados, sempre permeados de conflitos e contradições.
Em seu Art. 3º o Estatuto do idoso preconiza que:
Art. 3º É obrigação da família,da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.
Porém não é bem isso que temos visto na sociedade, já que cotidianamente temos visto casos de idososque são violentados e abandonados por seus familiares. O Poder público muito tem agido para combater os maus tratos contra os idosos, porém os casos são inúmeros e é muito difícil atingir toda a demanda, principalmente porque muitas vezes ninguém denuncia aquele determinado caso de agressão, e devido a isso o idoso sofre sozinho. Essas ações voltadas para traçar novos rumos de políticas voltadas àpopulação idosa estão presentes no planejamento da Secretaria Municipal de Saúde. E sinaliza o respeito que temos à fatia da população que deu sua enorme contribuição para o crescimento do País.
Ainda de acordo com o Estatuto do Idoso:
Art. 37. O idoso tem direito a moradia digna, no seio da família natural ou substituta, ou desacompanhado de seus familiares, quando assim o desejar, ou, ainda,em instituição pública ou privada.
É notória a forma clara com que o Estatuto afirma que o idoso tem o direito a uma moradia digna, no seio de sua família, porém temos visto esse direito desrespeitado a todo o momento em nossa sociedade, já que muitos idosos têm sido abandonados nas ruas, ou em abrigos em situação subumanas. É lamentável a situação em que se encontra o idoso no Brasil, acreditamosque não é por falta de legislação. A legislação é farta, mais é simplesmente descumprida.
É correto afirmar que apesar do Estatuto do Idoso, e de outras diversas Leis que garantem a efetivação dos direitos dos idosos, é possível observar que essas leis são desrespeitadas a todo o momento. E na maioria das vezes por seus próprios familiares, que os agridem com palavras, e ate mesmo agressõesfísicas que muitas vezes levam o idoso até a morte.
Diante disso o presente trabalho justifica-se pela necessidade de criar novos meios de combate a violência contra o idoso, e de conscientização da população para o ato de denunciar os casos de maus tratos aos idosos, e também porque não de conscientização da não violência contra o idoso. Este trabalho ainda selecionou 20 amostras, que é formada poridosos da cidade de Jaguaquara, vale ressaltar que o tipo de amostra foi não probabilística intencional, já que foram entrevistados os idosos que moram sozinhos no bairro da Rua da Lagoa da cidade de Jaguaquara, Bairro esse que é definido como área de vulnerabilidade social.
Nas entrevistas foram utilizados diversos tipos de instrumentos, como questionários sem alternativas, ou seja, composto dequestões subjetivas e gravações em áudio, gravações essas que foram utilizadas com os idosos não alfabetizados.
Uma das questões do questionário que selecionamos para expor, devido o fato de ter emocionado muito dos idosos entrevistados foi à questão numero cinco que indagava ao idoso o seguinte: com quem você gostaria de estar morando hoje?
No questionário também foram utilizadas variáveis...
tracking img