Cuidados com o idoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (294 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Cuidados com o sono do idoso

O padrão de sono se modifica à medida que envelhecemos. Com a idade, o tempo de sono é menor, o despertar acontece mais cedo e as sonecasdurante o dia são comuns. Os idosos também têm dificuldade de voltar a dormir se forem despertados, entretanto, um sono agitado que não traz descanso não é parte do envelhecimento,ele pode estar relacionado a situações de preocupação, ansiedade, problemas fisiológicos, psiquiátricos ou com mudanças sociais que ocorrem na vida do idoso.

Dicas para se teruma boa noite de sono:
* Reveja com o médico, as medicações que o idoso toma, pois uma mudança simples de horário ou a retirada de algumas delas, pode melhorar muito opadrão de sono.
* Ver se o idoso não está desconfortável na cama, se ele não está sentindo dor ou mal-estar, medo insegurança, falta de carinho ou a companhia de alguém no quarto.* Usar a cama apenas para dormir. Não assista televisão na cama.
* O idoso pode acordar para urinar várias vezes, e perde o sono. Neste caso, procure deixar o urinolou periquito perto de sua cama, evitando que ele vá ao banheiro.
* A ociosidade e o sedentarismo, durante o dia, podem piorar o padrão de sono noturno. O exercício físico, acaminhada e ocupação de tempo com atividades podem restaurar o sono perdido.
* Evitar cochilos e deitar na cama ou no sofá, durante o dia.
* Evitar bebidas estimulantesà tardinha e à noite: café, chá-mate, refrigerante e bebidas alcoólicas.
* Se nada disto resolver, a ajuda de um médico, com uma prescrição de tranquilizante ou sonífero,pode contornar esta situação, estabilizando o padrão de sono do idoso e melhorando a convivência familiar.

Thaís Fernanda Silva Frade
Curso Técnico em Nutrição e Dietética
tracking img