Cubismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1391 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário


Introdução 4
Capítulo 1 – CUBISMO 6
1.1 O que é Cubismo? 6
1.1.1 Cubismo Analítico 6
1.1.2 Cubismo Sintético 6
Capitulo 2- Cubismos no Brasil 7
2.1 O Movimento 7
Capítulo 3 – Artistas e suas obras 8
3.1 Pablo Picasso (1881-1973) 8
3.2 Robert Delaunay (1885-1941) 8
3.3 Georges Braque (1882-1963) – Artista escolhido pelo grupo 8
CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10Introdução


Em 1907, Paris era o centro do mundo moderno, a cidade luz, não havia capital que se igualasse a ela em modernidade e elegância, mesmo em tempos de guerra, era lá que se ditavam os padrões da moda e de onde brotavam idéias novas. Um grande número de artistas vindo de todo mundo empenhava-se para conseguir um espaço deglória e reconhecimento dentro da sociedade que fazia parte, além disso, havia o salão de Belas Artes, que a cada ano determinavam o estilo e o artista que estaria em alta durante essa temporada.


Os rejeitados deveriam se conformar com o salão dos independentes, de onde surgiram grandes movimentos e para lá que acabavam indo os que tinham idéias fora dos padrões tradicionais. Um dos eternosrejeitados era um jovem espanhol chamado Pablo Picasso.


No entanto, durante 1907 , na privacidade de seu estúdio, cresce uma obra que trata definitivamente a história da arte, nela cinco mulheres nuas vão pouco a pouco se transformando, sendo repintadas ganhando curvas e respeitando ângulos os rostos se transformam em máscaras primitivas, o fundo se perde em pinceladas violentas eimediatamente o conjunto se transforma numa encenação geométrica brutal e inédita (Lês Demoiselles - Pablo Picasso).


Os primeiros espectadores da obra manifestam-se seu desagrado e rejeição e Jorge Braque tem um primeiro desencontro com a nova manifestação.


No entanto, pouco depois decide isolar-se durante 6 meses, para estudar mais detidamente o chocante estilo do seu colega espanhol, edeparar suas linhas mais importantes. Quando volta ele o faz com a Mulher Nua, uma pintura em que a linguagem o faz sólida de linhas quebradas e planos de cores já é uma realidade, uma escola definida.

A vanguarda mais mítica do início do século, aquilo que mais tarde seria chamado de Cubismo, acaba de nascer!

Braque e Picasso foram apresentados por Apollinaire por volta de fins de1907, se tornaram amigos em 1908 e estavam morando e trabalhando juntos. Havia um conflito essencial entre os estilos de Picasso e Braque no momento em que começaram a trabalhar juntos, embora Picasso já tivesse feito uso de motivos extraídos de Cezanne não foi senão quando conheceu Braque que passou a ver o seu significado e fez a conexão necessária entre a forma em profundidade de Cézanne epercebeu que podia ser combinado para produzir a síntese necessária entre o movimento bidimensional e o volume tridimensional.
O Cubismo iniciou-se entre 1907 e 1910 em Paris em dois meios bastante distintos da vanguarda: por um lado, no círculo de Pablo Picasso e Georges Braque, centrado nos ateliês de monte martre e nos marchands que os freqüentavam, por outro, no circulo dos artistas voltadospara as exposições anuais do salão de outono e do salão dos independentes.

Onde uns grupos de jovens pintores logo aderiram ao movimento. Picasso e Braque se basearam nos trabalhos de Cézanne e tentaram recriar a relação entre espaço e volume das formas, fazendo oposição aos valores que vemos predominantes no Impressionismo.
Cézanne, em seus trabalhos, representava sensações da realidadedentro de uma arquitetura harmoniosa, o foco principal estava em destacar o volume e não o traço. A maioria dos Cubistas, porém, se preocupavam mais com a forma geométrica. Cubo, que os críticos e jornalistas usaram espontaneamente para descrever o efeito imediato das pinturas expostas por Braque e Picasso a partir de 1910, é uma palavra que sugere antes um objeto tridimensional que uma tela...
tracking img