Ctrl c ctrl v: a falta de planejmento escolar é um dos fatores que favorecem o plágio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (625 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A internet disponibiliza milhares de publicações, textos, artigos, livros, trabalhos acadêmicos dos mais variados temas, tornando esta ferramenta a maior fonte de pesquisa acessível. A internet vemse tornando o meio mais rápido de obtenção de informações e de aprendizagem.

A pesquisa, de modo geral, é em sua essência uma coleta de informações que visa produzir resultados de novas informaçõese novos conhecimentos a partir da análise, desconstrução e reconstrução desses mesmos conhecimentos.

Com a expansão do acesso e uso da internet, que em termos gerais tende a ser benéfica, háaqueles estudantes que utilizam dos trabalhos, artigos e textos encontrados na web não para se orientarem ou tomarem ciência do conteúdo de determinado tema exposto em sala de aula, mas utilizam doexpediente do plágio para copiar textos ou excertos de documentos que são impressos e entregues ao professor como sendo de sua autoria.

É perceptível o aumento de queixas de professores, principalmente doensino médio e superior, sobre pesquisas escolares copiadas na íntegra ou parcialmente, passando a ideia de que a internet vem reforçar uma cultura de copiar e colar que até então era feita de formarudimentar. O que de fato ocorre é que os trabalhos copiados eletronicamente são, de forma geral, bem mais ricos em termos de informação, conteúdo e imagens, com um custo relativamente menor.Conforme sustentam alguns estudiosos do assunto, as pesquisas escolares apresentadas como simples cópias de textos têm origem em uma série de fatores ligados diretamente à atuação do professor, dentre asquais destacamos:

- Falta de planejamento pedagógico do professor

- Maior clareza dos procedimentos para executar uma pesquisa

- Maior disposição dos professores em orientar os alunos para umaprodução analítica e crítica do trabalho escolar

- A pesquisa escolar é um processo, onde o aluno precisa ser assistido, orientado, apoiado e não apenas avaliado depois de finalizado o trabalho....
tracking img