Css - cascading style sheets

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1310 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CSS – Cascading Style Sheets

Introdução
O CSS é uma linguagem de estilo utilizada para definir a apresentação de documentos escritos em uma linguagem de marcação, como HTML ou XML. Seu principal benefício é prover a separação entre o formato e o conteúdo de um documento.
Em vez de colocar a formatação dentro do documento, o desenvolvedor cria um link (ligação) para uma página que contém osestilos, procedendo de forma idêntica para todas as páginas de um portal. Usa-se o arquivo HTML para organizar o conteúdo, normalmente, mas toda a apresentação (fontes, cores, fundo, bordas, formatação de texto, efeito de links e assim por diante) podem ser realizadas dentro de um CSS. As always you use your (X)HTML file to arrange the content, but all of the presentation (fonts, colors,background, borders, text formatting, link effects & so on…) are accomplished within a CSS.
* Stylesheet Interna:
É colocado no arquivo HTML dentro da tag <head> </head>. Com este método, o arquivo HTML que contém o código CSS tem um estilo próprio e qualquer alteração feita no arquivo não causará mudanças no estilo de outras páginas do mesmo site, podendo-se assim ter diferentespáginas de diferentes estilos.
* Stylesheet Externa:
Um arquivo CSS externo pode ser criado com qualquer editor de texto ou HTML, como “Bloco de Notas”. Nele não há código HTML, apenas o código CSS. Após editar o estilo, salva-se o arquivo com a extensão .CSS e coloca-se o link no arquivo HTML que estiver sendo editado com a seguinte tag:
<link rel=”stylesheet” type=”text/css” href=”Atalho parastylesheet.CSS”/>, dentro da tag <head> </head>.
Através da folha de estilo externa todos os arquivos HTML que estiverem ligadas ao link do arquivo .CSS terão o mesmo estilo.An external CSS file can be created with any text or HTML editor such as “Notepad” or “Dreamweaver”. Assim toda vez que for preciso editar páginas que tenham o mesmo estilo, só será necessário editar o arquivo.CSS, para que sejam feitas todas alterações em todas as páginas.
A Stylesheet externa é o melhor método de se trabalhar. Por exemplo, em um site onde há divisão de conteúdos em várias páginas a manutenção se torna mais fácil e todas as páginas poderão ter somente um estilo. Também é melhor porque o tamanho do arquivo HTML da página será mais reduzido e aumenta a flexibilidade para transitar nosite.

Sintaxe
A sintaxe para CSS é diferente do que a de HTML. É constituída por 3 partes: Seletor, Propriedade e Valor.
O seletor é normalmente o elemento/tag HTML que se pode definir, a propriedade é atributo que se pode mudar, e cada propriedade pode ter um valor. A propriedade e o valor são separados por dois pontos e circundados por chaves. Se o valor contém múltiplas palavras,deve-se por aspas em torno do valor. Para que as definições de estilo se tornem mais legíveis, pode-se descrever uma propriedade em cada linha.
* Agrupamento
Podem-se agrupar os seletores. Para isso, é necessário separar cada seletor com uma vírgula. No exemplo abaixo, estão agrupados todos os elementos header (título). Todos os elementos header serão verdes:
h1, h2, h3, h4, h5, h6
{
color:Green
}
* Comentários em CSS
Este recurso é usado para se explicar o código HTML que está sendo descrito, o que pode ajudar a editar o código fonte sempre que for necessário e sempre será ignorado pelo navegador. Um comentário em CSS começa com “/* ” e termina com “ */ ”, por exemplo:
/*Este é um comentário*/
p
{
text-align: center;
/*Este é outro comentário*/
color:Black;font-family: Arial
}
Classes
O seletor de classe permite que se tenham itens de estilo dentro do mesmo elemento HTML de forma diferente. Pode ser substituído ou mudar para fora do estilo e também pode ser usado várias vezes dentro de um arquivo HTML. (.Classe)

IDs
São semelhantes às classes, exceto por terem id específico e não podem ser usados mais de uma vez dentro do mesmo...
tracking img