Cronologia historia do mato grosso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5577 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
HISTÓRIA DO MATO GROSSO Período Colonial 1500- 1822 (1719 – 1822) MT

1494 -  Tratado de Tordesilhas

[pic][pic]

1530 – Portugal começa a colonização do Brasil, diante da ameaça de invasão estrangeira.Martim Afonso de Souza e enviado ao Brasil por D.João III instalação da capitanias hereditarias( concessão de faixas de terras para fundar povoações). È Fundada a primeira capitania deSão Vicente e Piratininga. Introduzido o cultivo de cana-de-açucar ( voltada ao mercado externo).

1534 - introdução do gado no Brasil, na capitania de São Vicente, o gado veio da ilha de cabo verde

1580 – 1640 União Ibérica ( união do reino de Portugal e Espanha, nesse periodo o tratado de Tordesilhas praticamente não existia).

1640 – Fim da união Ibérica.Começa crise na colônia.

1654 –Expulsão dos holandeses do nordeste, concorrência com o açúcar antilhano, crise do açúcar na colônia. A crise na colônia favoreceu a agricultura e pecuária de subsistência e as bandeiras no sertão brasileiro.

1673-1682 – bandeirantes Manoel Campos Bicudo e Bartolomeu Bueno da Silva, acampam na margens do rio Cuiabá.

1709- Conflito do emboabas ( paulistas e mineiros se desentendem pelocontrole das datas auríferas)

1719- Pascoal Moreira Cabral ao atingir o rio coxipó-mirim, encontra ouro de aluvião, decidindo ali acampar, formando o arraial a forquilha (08 de abril de 1719)

1719 – 1728 a economia gira em torno do ouro. O ouro de Mato Grosso ficou em terceiro lugar em quantidade se comparado a Minas Gerais e Goiás. Após o ciclo do ouro a agricultura de subsistências abasteciamas minas cuibanas de milho, feijão, batata-doce, mandioca e, cana-se-açucar.

1720 – Começa o ciclo das monções ( expedições fluviais que abasteciam as minas cuiabanas)

1º Roteiro da expedição fluvial : rio tiete(anhembi), rio grande (Paraná), rio pardo, rio anhandui, travessia por terra em campos da vacaria, rio mboteteu (Miranda), rio paraguai, rio Lourenço, rio Cuiabá.
2º Roteiro: riotiete(anhembi), rio grande (Paraná), rio pardo, rio sanguessuga, travessia por terra pelo varadouro de Camapuã, rio coxim, rio taquari, rio Paraguai, rio são Lourenço, rio Cuiabá.

1720 – Cria-se a capitania de Minas Gerais.Ficando Mato Grosso e São Paulo fazendo parte da mesma capitania.

1722 – Nas terras de Miguel Sutil, indios Carijós ( índios paulistas domesticados) encontra ouro nessaregião, entre a Prainha e o Morro do Rosário ( atualmente Igreja de São Benedito e de Nossa Senhora do Rosário). Inicia-se o povoamento dessa região denominado prainha, hoje Cuiabá. Esse local denominado Lavras do Sutil é considerado a maior mancha aurífera do Brasil. Inicio do povoamento de MT. Moveu-se guerra contra os índios com o intuito de ser-lhes tomada a terra para que nela se efetivasse opovoamento branco

1723- Trama contra os irmãos Lemes culminando em suas mortes.

1724- governo português elege Fernando Dias Falcão capitão-mor regente e João Antunes Maciel superintendente das minas

1725 –Indios Paiaguá atacam as monções

1726- Rodrigo Cezar de Menezes governador da capitania de São Paulo fixa residência em Cuiabá com o intuito de fiscalizar as minas e prover arrecadaçãode impostos. Chegou através de uma monção com 3000 pessoas e 308 embarcações fluviais.
Com a vida do governador, implantou definitivamente o aparato português administrativo. O capitães generais tinham como preocupação a tríade: fisco, índio e fronteira espanhola.
Os cargos administrativos eram divididos em cargos públicos reais ou periféricos, e cargos públicos locais ou coloniais:

CargosReais ou periféricos:
• Ouvidoria, juiz de fora, provedoria, clero

Cargos Públicos Locais, destinados a nobreza da terra, distribuído dentro do Senado da Câmara(hoje câmara dos vereadores)
• Juiz ordinários, vereadores, procurados, almotacés, escrivão, tesoureiro,alcaide(chefe de policia), quadrilheiros(policiais) e carcereiros, capitão-mor, sargento-mor, sargentos, soldados....
tracking img