Basquete sobre rodas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1998 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
CENTRO DE DESPORTOS
CURSO DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA
DISCIPLINA: TEORIA E METODOLOGIA DOS ESPORTES ADAPTADOS

CARTILHA DE BASQUETEBOL EM CADEIRA DE RODAS

Florianópolis, 2011-2

INTRODUÇÃO

Por volta de 2500 veteranos de guerra retornaram aos Estados Unidos com injúrias na medula espinhal. Em1946 foram realizados torneios e jogos de demonstração do basquetebol em cadeira de rodas pelos Veteranos Paralisados da América (PVA) (STROHKENDL 1996).
Chegou ao nosso país por intermédio de Sérgio Del Grande e Robson Sampaio. Após passarem por reabilitação nos EUA, criam clubes em suas cidades (São Paulo e Rio de Janeiro, respectivamente) em 1958. O primeiro confronto entre estesfoi no Maracanazinho (TEIXEIRA; RIBEIRO 2006).

DESENVOLVIMENTO

Podem participar do basquetebol em cadeira de rodas indivíduos portadores de lesões medulares, amputações, sequelas de poliomielite, e outras disfunções que o impeçam de correr, saltar e pular como um indivíduo sem lesões (LEONI; ZAMAI 2006).
As habilidades requeridas são as mesmas do basqueteconvencional acrescidas do manejo da cadeira de rodas. Esta é considerada extensão do corpo, e, deve estar bem ajustada ao corpo do atleta, seu tipo de deficiência e sua função na quadra. Ela contribui na melhoria de suas habilidades (FREITAS 1997).

Descreva neste capítulo como o jogo é desenvolvido, sua dinâmica. Seria interessante escrever sobre os fundamentos básicos da modalidade (depreferência, inclua fotos). Informar quantas pessoas jogam, materiais a serem utilizados, quem são os atletas que podem jogar esta modalidade em competição paradesportiva, e como podemos desenvolvê-la na escola, no clube, ...

CLASSIFICAÇÃO ESPORTIVA

“Assegurar a competição justa e eliminar as possibilidades de injustiças entre participantes de classes semelhantes e dar prioridade para asmais severas debilidades.”
(GUTTMANN 1976 apud FREITAS 1997)
A classificação funcional é um procedimento fundamenta para pratica do esporte adaptado, foi criado para visando proporcionar mais oportunidade aos atletas que tem um comprometimento mais significativo.
Os principais fatores que determinam a classe de um jogador são:

• 1) Função de tronco;
• 2) Função dosmembros inferiores;
• 3) Função dos membros superiores;
• 4) Função das mãos.
• Classificado com pontuação de 1 a 4.5 pontos

Procure descrever a importância da classificação esportiva para os atletas (funcional).
Descreva as várias classes, para que as pessoas que terão acesso a essas informações possam saber que existe uma classificação específica para estamodalidade.

REGRAS BÁSICAS
Quais as diferenças do basquete adaptado para o basquete convencional? Pra começar As regras do basquete de cadeira de rodas são semelhante a do basquete convencional, no basquete sobre rodas os atletas devem jogar sentados obrigatoriamente. A cadeira de rodas deve ter algumas adaptações ela é parte do jogador, e para melhor dinâmica e não resultar um banimentoa cadeira deve seguir algumas especificações. “Somente uma almofada é permitida no acento da cadeira de rodas. Ela deve ter as mesmas dimensões do acento da cadeira de rodas; não mais que 10 cm de espessura, exceto para os jogadores ponto 3.5, 4 e 4.5, em que ele não deve exceder 5cm. Ela deve ser a mesma consistência e densidade por inteira; suficientemente flexível para permitir que os cantosdiagonais se toquem quando dobrada e de espessura uniforme.” Manual de orientação para professor de educação física pg.26
[pic]
http://esmiucao8b.blogspot.com/2010/01/b.html

Tocar o solo com qualquer parte de seu corpo exceto a(s) mão(s), ou Inclinar-se para frente ou para trás na cadeira de rodas, fazendo com que qualquer parte dela, que não a(s) roda(s), toque o solo....
tracking img