Cronista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (519 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O processo de historiografia colonial se perpertuo com relatos de viajantes é cronista entre outro conhecidos com historiadores de leito que descreviam costumes da cultura indignas,economica esocial. Devemos inicialmente comentar sobre as grande importancia dos primeiros cronistas que contribuiram com informações cruciais importante para descrever a “nova terra” ou nova colônia. Dessa forma,trataremos de alguns viajantes que vivencionou esse periodo colonial com relatos de cartas regias e escrito esquecidos com parte da memória da historiografia brasileira pertecente ao Instituto Históricoe Geografico brasileiro pertecente a pesquisa de História do Brasil.
No século XVII os primeiros cronista-informante eram jesuítas e leigos que escreveram de 1550 a 1580 de relatos e descrição deplantas,animais e índios. As variações, por vezes, não só de estilo e maior ou menor minúcia ou prolixidade como alguns jesuítas tais como: Gabriel Soares de Sousa e Pero de Magalhães Gundavo escrevimsobre relatos na economia e na vida social. Outros cronistas preferiam comentar sobre a lingua dos índios do litoral não posuíam as letra F,L e R, provando, portanto, não terem Fé, nem Lei, nem Rei.Essa imagem retorica, á primeira vista engenhosa, é na verdade um sofisma, pois as linguas indigenas poderiam conter estas expressoes com outras letras ou sons. Era um fecho para longas descrições daorganização social, politica e relegiosa dos indios, procurando demonstar o perigoso estado de anarquia moral de suas vidas e anecessidade de impor a autoridade e os valores da civilização européiaque,assim ocuparia os espaços vazios.
Podemos destacar os viajantes que se preocuparam com a descreveram a miscigenação pela exploração sexual da mulher indigna pelos colonos. Essa miscigenação e seuderam no processo rápido por causa da poligonia dos indios raças e pricipalmente pela necessidade fisiologica dos portugeses e sua supremacia sobre os aficanos. Durante esse periodo colonial nos...
tracking img